A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 02 de Setembro de 2010

 

 

não! não fui «abanar o capacete» para discotecas ou boites

 

se bem que e na companhia do marido, até me apetecia «curtir» a noite desse modo! mas por enquanto, as loucuras são mesmo dentro de portas e eu juro, solenemente que da próxima que me acontecer, ligo a câmara e faço um vídeo para editar aqui...só para que saibam que não estava a sonhar, foi mesmo real, não foi pesadelo, ok?

 

Pois como já por aqui dei conta mais do que uma vez, deitar o Rafa na cama dela é uma verdadeira saga! até já contei que andamos nisto há meses e que continuamos a ter muitas destas para contar!

 

Na noite anterior, mais uma vez, comecei por explicar ao Rafa porque não pode dormir comigo...«com 9 anos e um bom quarto com uma boa cama e ainda por cima com companhia do mano não tens motivo para passares a noite a dar pontapés na mãe!» que não, que comigo se sente protegido, que no quarto dele só tem pesadelos, que não consegue dormir e blábláblá do costume! ok - são só 22h ainda posso com isto! Mais uns quantos argumentos e contra argumentos e o Quico, entediado adormece - pronto são 23h, acredito (optimista!) que o Rafa acabe por ceder ao cansaço...

Levo o Quico para a cama dele e peço mais uma vez ao Rafa que se mude também: que não pode, que não quer, não tem sono ainda....Mau, são quase 23h30, começa a ficar «apertado», se não vai até à meia noite, depois é difícil!

 

Deixo de insistir e deito-me semi acordada a seu lado, tentando de facto não adormecer primeiro! ele fecha os olhos, respiração regular - ok! posso cumprir a regra dos 20 minutos - espero religiosamente cada segundo, vejo as horas 00h10m, é agora, vou transferi-lo de cama! tarefa de força pura ou não pese ele quase tanto como eu !

 

Acabo de o deixar no quarto dele, venho até ao pc, tento «blogar» um cadito antes de cair para o lado, oiço passos, respiração atrás de mim, xiiiiii, terror, ele acordou! «não tavas a dormir?», que já me tinha dito que não tinha sono, estava com muita sede, que queria água, ficava na minha cama só até adormecer  ai a minha vidinha!

 

E lá vem o sermão e a missa cantada fora de horas! «então queres ver que tenho de te fechar a porta do meu quarto à chave?» que isso não, que se fosse eu a não conseguir dormir, ia ver o que custa! «tás a brincar? então a mãe por acaso consegue dormir???»

 

Percebo que estamos naqueles dias, digo peremptória «nem que tenha de ficar toda a noite no teu quarto, tu não vens para a minha cama! vá vamos tentar!» Outra vez para o quarto dele, sento-me na cama dele, aguardo...aguardo...aguardo...(insónia maldita, porra!) Tento levantar-me e logo ele aflito e em alta voz «Onde vais mãe?» A voz do Quico a seguir «Onde vais mãe?» Aiiiii, queres ver agora???? Como se não bastasse um, agora tenho os dois acordados?

 

O Rafa não entende que tenho de me repartir, desespera os 5 minutos que me deito ao lado do irmão...levanta-se e vai procurar outra companhia! calma, dentro de casa...a bisa costuma deitar-se entre as 21h30 e as 22h. Se adormece logo, não sei - mas por norma dorme e ressona (lol) bem, por volta das 23h...Portanto, bisa confusa com acordar repentino à uma da matina! Não percebe o que se passa, acha estranho o Rafa estar a querer dormir com ela e levanta-se também para averiguar o meu paradeiro...

 

Dá-se então esta cena louca já depois da uma e com o prédio em profundo silêncio: no hall de apoio aos quartos, mesmo à entrada do quarto da bisa e de frente para o quarto dos miúdos, Rafa explica «velhinha, não consigo dormir, podes vir comigo?» ela «para onde? a mãe?» ele «está com o Quico!» ela «vai para a cama, vai ter com a mãe!» ele «nãoooo, anda comigo!» eu, já farta do patuá deles e prestes a ter um ataque por ver que o Quico se estava a a interessar pela conversa «xiuuuuuu!», ela «vai, vai ter com a mãe, a mãe?» ele «mas ela está com o Quico!» Quico «ela está aqui velhinha!» Pronto. É o fim! Agora tenho os 3 acordados!  Passo-me!

 

Saio disparada do quarto dos putos, Quico ao colo estremunhado, mando a bisa para a cama, agarro o Rafa por um braço - tudo ao molho na cama da mãe! eles, deitados um ao lado do outro, disputando cada pedaço de cama, de lençol, de almofada...eu aos pés da cama atravessada. Isto só filmado!

 

Duas e quinze da manhã, ok! finalmente estou a ouvir uma respiração mais ritmada, deixo o Rafa e transfiro o Quico (mais leve). Para não arriscar e porque não quero dar o braço a torcer, dormindo com o Rafa, penso em deitar-me na cama dele. Mas o que raio tem o puto? um radar de presença? estou nem há dez minutos a torcer para que só dê conta de manhã e já dou com a cara dele mesmo em cima de mim? «porque é que estás aqui mãe?» Ignoro, pode ser que ache que estou a dormir....«mãeee!» irra! se o Quico acorda outra vez, juro que saio porta fora e vou dormir na garagem...«Pronto, que queres?», que venhas comigo, que não consigo dormir!!!

 

Opá, pronto, não sou de ferro!!! lá vamos, eu amuada, ele choroso (mas que mania de me deixar de coração mole quando o vejo tristonho) «eu até nem queria dormir contigo, mas não sou capaz de ficar sozinho...tenho muito medo!»

 

Nestes entretantos, já são perto das 4h. Olho vermelho, cabeça a andar à roda..Quico mexe-se, mexe-se...algures no meu cérebro de mãe, alguma coisa me alerta mas o cansaço vence!

 

De manhã percebo o sinal - xixi gigante, o cheiro não engana, tadinho do Quico, não acordou, eu tão pouco e acabou por secar no corpo....até fico arrepiada!

 

Pronto, é ou não uma forma «original» de passar a night?

 

 

 

 

postado energia-a-mais às 08:56

De C. a 2 de Setembro de 2010 às 09:55
Xiça!!!! Eu teria aberto a janela e mandado 3 ou 4 berros para a rua para não me passar. Estou cansada e quase que com olheiras só de te ler e imaginar a "cena". Ainda me pergunto...como não te passas? Eu acho que nessa altura ia tudo para a cama ao estalo .

Beijocas muita força ;)

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 11:17
O pior é que nestas alturas, por tudo ser do mais absurdo, só me dá para rir!
beijocas

De Mama Do Rafael a 2 de Setembro de 2010 às 10:40
txii amiga.. eu as vezes ja me estou a queixar do meu acordar a chorar porque estou cansada quanto mais assim.. mas ele tem que dormir na cama dele... bjitos

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 11:19
é uma luta para o pôr na cama dele...e o pior é que o mais novo começa a ficar com a mesma mania!
beijinhos

De mil sorrisos a 2 de Setembro de 2010 às 10:52
Ehehehe Impossível não rir com estas tuas descrições pelo simples facto de conseguir visualizar tudinho ao mínimo detalhe. Já pensaste ser guionista de cinema? è que tens jeito para a coisa!
beijos e mil sorrisos
:o)))

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 11:21
LOL! se calhar não tinha era produtor!
Beijos muitos

De Patricia a 2 de Setembro de 2010 às 11:45
Teresa

Tens um dom para a escrita.. Estou a ler os teus post e estou a visualizar as cenas todas. Devias pensar em transformares estes teus post num livro!!! Que tal: Energia a mais. A Hiperactividade vista à lupa.

Mas sendo eu mãe de um hiperactivo, e tendo dias muito difíceis .e serões muito complicados...para ele pegar no sono. Mesmo assim, não chego a essa loucura.
Mas penso que o facto de a tua cama ter espaço para + um...facilita eles tentarem abusar...
Admiro imenso a tua paciência e perseverança. Eu perco a paciência por tão pouco! Sinto-me tão pouco dotada para ser mãe quando leio os teus posts .
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Teresa <BR><BR>Tens um dom para a escrita.. Estou a ler os teus post e estou a visualizar as cenas todas. Devias pensar em transformares estes teus post num livro!!! Que tal: Energia a mais. A Hiperactividade vista à lupa. <BR><BR>Mas sendo eu mãe de um hiperactivo, e tendo dias muito difíceis .e serões muito complicados...para ele pegar no sono. Mesmo assim, não chego a essa loucura. <BR>Mas penso que o facto de a tua cama ter espaço para + um...facilita eles tentarem abusar... <BR>Admiro imenso a tua paciência e perseverança. Eu perco a paciência por tão pouco! Sinto-me tão pouco dotada para ser mãe quando leio os teus posts . <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Patricia</A>

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 12:40
Querida Patrícia, espero que as férias tenham corrido bem!
Obrigada pelo elogio - escrevo o que vivo! ajuda muito não ter de puxar pela imaginação lol! do livro, talvez tenha um dia oportuidade de passar o blog a livro, quem sabe?
Do resto, és uma mãe muito dotada, tens 3 crianças maravilhosas como prova disso!
Beijinhos muitos, um xiii para a tua linda família!

De Abigai a 2 de Setembro de 2010 às 14:37
Olá Teresa,
As noites são sempre uma aventura, né?
As minhas agora são um pouco mais calmas... felizmente, difícil é retomar a rotina e deitar o Gabriel antes das 22h!!! Mas com calma acho que vai lá...
Pelo que vejo, já não é só a Susana a sugerir um livro... lol
Parece que qualquer dia vai mesmo ser editado!
Beijinhos,
Anabela

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 19:51
LOL! quem sabe, parceira? fora de brincadeiras, seria interessante não achas?
bem, aventuras não faltam para relatar, nem de dia nem de noite :D
beijinhos
p.s: e o G. como está a encarar novo ano escolar?

De a 2 de Setembro de 2010 às 16:42
Ai Teresa, fico sem palavras quando te leio. Se houvesse um Nobel da Mãe seria, sem dúvida para ti. Nós queixamo-nos de barriga cheia. És uma fonte de energia e inspiração.
Beijinhos querida

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 20:05
Voçês é que são umas queridas! é só miminhos e elogios, vou-me habituar!
beijos doces, querida Fá!

De susana miranda a 2 de Setembro de 2010 às 19:55
És uma Heroína, já o disse várias vezes e repito.


Quanto ao livro, já sabes a minha opinião (deves fazer), recordas-te quando estivemos juntas (Anabela (abigai), marido, tu e eu), opinarmos sobre tema.

Era pertinente, ter a experiencia e partilha de figuras parentais com crianças com PHDA.

Muitos beijinhos

Susana Miranda

De energia-a-mais a 2 de Setembro de 2010 às 21:01
Amiga, obrigada, como sempre!
Bem sabes como a burocracia acaba por ser um entrave...mas concordo que seria útil para muitos pais!
beijos muitos

De Existe um Olhar a 3 de Setembro de 2010 às 12:02
Estive a ler os comentários e nada do que eu possa dizer, vai acrescentar nada de novo ao que já se disse, resta-me repetir que és uma mãe coragem e reforçar a ideia, nem que seja em conjunto com outras mães, para que escrevam um livro sobre as vossas experiências e assim poderem ajudar tantos pais que não sabem lidar com a hiperactividade.
Já li o post a seguir e acho que a partilha será uma grande ajuda para solucionar problema tão delicado.
Daqui vai uma acrescento de energia e um grande beijinho.

Manu

De energia-a-mais a 3 de Setembro de 2010 às 12:44
Olá querida Manu!
Obrigada pelas tuas palavras de carinho e incentivo! seria bom conseguir uma partilha mais efectiva, falta fazer ainda muito pelas famílias!
beijinhos

De flordemiosotis a 3 de Setembro de 2010 às 16:39
Coitada! Mais valia a bela da noitada na discoteca com o marido!
E até aposto que acordaram cedo no dia seguinte...
Beijos


mais sobre mim
que querem saber?
 
Setembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
17
18

19
22

28
30


disseram agora
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
Boa tarde. O dr. Luís dá consultas em braga, aveir...
Boa tarde, é possível dizer-me onde dá consulta o ...
Olá,Desculpe intrometer-me mas será que me podia f...
links
Passam por cá - desde 18/11/09
Os que me visitam
Passam por cá - desde 18/11/09

blogs SAPO


Universidade de Aveiro