A Hiperactividade vista à lupa

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014

 

«o Francisco teve um comportamento perturbador, constantemente falando e brincando com os colegas durante a última semana o que impediu o normal funcionamento da aula. Se este comportamento se mantiver será feita uma ocorrência. Mais informo que a segunda ocorrência será levada ao conhecimento do diretor da escola e a terceira ao diretor do agrupamento.»

 

e de modos que é assim...desanimada com isto. Comportamento perturbador é o quê exatamente num miúdo com PHDA? de cada vez que temos um passo para a frente, levamos com dois para trás...o recado veio no fim de semana, poucos dias depois de ter tido uma conversa com a professora, onde me foi dito que «o Francisco melhorou em termos de aprendizagem...» e que «deveria usufruir de maior flexibilidade no modo como se lida com ele na sala de aula e nas exigências que lhe são feitas» nomeadamente a nível de comportamento esperado...

 

Já disse isto várias vezes, um comprimido não é «milagroso» e não significa que de um dia para o outro, tudo vai correr bem. Cada caso é um caso e o organismo de cada um, é único, reagindo por isso de modo diverso. O Quico sofre imenso com os efeitos secundários mais graves deste tipo de medicação. Está constantemente com dores de cabeça e abdominais, tem náuseas matinais, sofre com a perda de apetite total...não tem sido fácil ajustar a medicação - por um lado a necessidade de aumentar a dose, por outro a necessidade de manter controlados os efeitos mais indesejáveis...

 

Fruto com certeza dessa maior instabilidade, o Quico tem andado muito desmotivado em relação à escola e os progressos que se notavam antes (sobretudo o querer fazer os trabalhos na sala, os tpc, o ir para a escola sorridente e confiante) estão rapidamente a esmorecer! e eu também..confesso! isto apanha-me num momento de conjuntura pessoal desfavorável. Estou cada vez menos esperançada quanto ao meu futuro profissional porque as ideias esbarram invariavelmente no único ponto que interessa - o financeiro. Sem investimento não há ideias que avancem...

Junte-se o Rafa com as suas exigências e desgaste psicológico, o marido ausente e um andar dos anos que se fazem notar a cada segundo...

 

Não, decididamente este arranque de um novo ano, não trouxe bons ares para estes lados...e isto é já tão recorrente que descofio que «encalhei»!

 

e por isso o blog está também a «encalhar» de vez... 

 

 

postado energia-a-mais às 13:50

De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2014 às 14:33
Parece que acabei de ler um dos recados na caderneta do meu filho. Quanto à conversa das professoras dizem sempre que fazem assim e assado mas o que desejam mesmo é que os miudos não fossem seus alunos:(
Admiro a sua coragem, sozinha nesta luta. É normal que esmoreça mas tenho a certeza que amanhã será um novo dia;) bjinhos

De energia-a-mais a 8 de Fevereiro de 2014 às 15:36
sim, tem toda a razão! obrigada pelo apoio! realmente não nos podemos dar ao «luxo» de esmorecer

Beijinhos e tudo de bom
Teresa

De luadoceu a 4 de Fevereiro de 2014 às 16:02
Teresa n sei k te diga
Mas se precisares ando por aki
És uma mulher de armas
Orgulha te sempre de ti e do amor k das e cuidados aos teus filhos
N baixes os bracos em nada na vida
Muita muita forca

De energia-a-mais a 8 de Fevereiro de 2014 às 15:35
beijinhos muitos amiga! sinto sempre o teu carinho, fico feliz por estares desse lado

bom fim de semana para i e para os teus!
Teresa

De Xana a 4 de Fevereiro de 2014 às 16:34
Boa tarde,

Há sensivelmente um mês descobri o seu blog...e tenho devorado todos os post's .
Sou mãe de um menino de 11 anos, com PHDA e sei perfeitamente o que sentiu ao receber um recado assim. Nem sabe como tem sido para mim ler o que vai escrevendo por aqui. Das primeiras vezes que fui chamada ao Director de turma no ano lectivo passado, ainda lhe perguntei se os professores sabiam o diagnóstico do Diogo...acabei por desistir da pergunta...mas as queixas continuam.
Este ano, que ja esta no 6º ano, começaram as ameaças de explussão do colegio...como se o meu filho tivesse agredido alguem fisicamente ou insultado alguem ( nunca aconteceu)... simplesmente ele é irrequieto, mexido e cheio de energia... mas isso faz com que saia do padrão de 'menino perfeito' que a todo custo tentam ter naquela escola.
Aonde está a preparação dos professores para lidar com crianças assim? Aonde está a sensibilidade? O que sente uma mãe quando uma professora diz que fica com dores de cabeça só de olhar para o nosso filho?
Obrigada por toda a ajuda que me tem dado, porque nem sabe como gostava que existissem cursos, até para nós pais, para conseguirmos tornar a vida destes meninos menos «pesada».

De energia-a-mais a 8 de Fevereiro de 2014 às 15:33
obrigada pelas suas palavras! nem imagina como me faz bem sentir que há alguém desse lado e que o que eu partilho tem interesse! mantenho um grupo de apoio a pais onde damos formação sobre como lidar com várias situações, se estiver interessada mande mail para apch-norte@sapo.pt. Terei muito gosto em encaminhar o seu caso

tudo de bom e não esmoreça, o seu filhote precisa deste apoio seu! desistir não é opção mesmo quando não sentimos estímulo algum por parte da escola - infelizmente só há interesse genuíno quando o caso é dentro de portas!
Beijo grande

Teresa

De Diana a 11 de Fevereiro de 2014 às 13:23
Amiga! Não desanimes! Tu tens sido a minha grande ajuda!!! Força! Eu ando igual...impotente...desanimada... esta luta é tão injusta, tão desigual... :(

De energia-a-mais a 11 de Fevereiro de 2014 às 14:34
Diana, estamos numa luta sem fim, vamos avançando passo a passo...sabemos que há dias melhores, outros piores mas nada nos prepara para os embates não é? fazemos tudo para que esta perturbação afete o menos possível a vida dos nossos filhos mas não os podemos proteger de tudo, nem evitar dissabores! vale esta energia que parece renascer sempre que vamos abaixo! espero que tenhas espírito positivo para não esmorecer...eu cá me levanto, como sempre, muito ajudada por estas palavras de apoio!

Beijos
Teresa


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