Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

22.Jul.08

O Francisco

Já há algum tempo que queria escrever um post só para o Francisco, a minha pérola mais pequenina. O Francisco foi um bébé muito desejado mas muitas vezes adiado. Quando os problemas com o comportamento do Rafael já não deixavam margem para o descanso e os planos de mais um filho pareciam ter sempre um «vamos ver para o ano, deixa passar esta fase», acabei por concordar com o meu marido e deixar de planear. Assim e com uma diferença de seis anos do irmão, demos as boas vindas ao Francisco.

Sempre acreditei que lá por serem irmãos, os genes não iriam ser determinantes, a hiperactividade orgânica não é assim tão vulgar e o mais novo não teria de ser mais um furacão na família. No entanto estou prestes a dar a mão á palmatória.

O Francisco é tão turbulento que mais parece ter pilhas duracell. Não digo que seja como o irmão, isso seria impossível! Mas que nos faz dar ao pedal, isso não há dúvida.

No desenvolvimento do Francisco, mais dentro da normalidade do que o do  Rafa, nota-se uma inevitável cópia de comportamentos do mano mais velho e a sua parte de geniozinho, ou sangue na guelra, como diz o Dr. Luís. Mas também muitas características de uma criança nervosa, agitada, com um padrão de sono irregular e muito curto.

Na escolinha, notam sobretudo a dificuldade em brincar sossegado, em socializar e a maneira muito agitada de se comportar. Ultimamente fui chamada duas vezes á atenção por andar muito agressivo, bater nos meninos, gritar muito na sala, não querer dormir e dizer palavrões ( a tal atitude que copia do mano ). Como está prestes a fazer dois anos no dia 30 deste mês, penso que esta é uma fase algo precoce. Mesmo assim os mádico que acompanha o Rafael, acham que ele vai ser uma criança (ainda) mais dificíl do que o irmão, pelo que me estou a prepar para uma bela luta antes dos 40! Por essa altura entre um adolescente e outro a deixar de ser bébé, vou ter certamente de tomar uma atitude ou mudar-me para bem longe lol!

Estou a fazer uma lista das aventuras do Francisco e uma lista das palavras mais significativas, usadas por ele e vou deixar outro post para dar a conhecer  a pérola que tenho cá em casa.

2 comentários

Comentar post