A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 31 de Julho de 2008

sem tempo para escrever, deixo hoje um resumo do dia de ontem. Como era de prever foi um dia complicado. Tal como aconteceu no ano anterior, o Rafa teve uma crise mesmo no momento exacto - antes do jantar e da tentativa de festejo do segundo aniversário do irmão Francisco.

Claro que eu já estava á espera que algo semelhante acontecesse! No entanto como ele estava mais ocupadp pelo campo de férias eu ainda tive uma esperança que as coisas corressem um pouco melhor.  O dia começou com muito entusiasmo, pois para além do aniversário, o Rafa festejava com um espetáculo para os pais, o encerramento do campo de férias.  Mas depressa o entusiamo passou a excitação nervosa que se transformou na inevitável ansiedade e depois em pura angústia. Aos vómitos o Rafael lembrou-se que poderia ser necessário trocar de roupa em frente aos colegas do campo (coisa impensável para quem há 2 meses não consegue vestir roupa interior). Com muita paciência lá consegui convencê-lo que eu falaria com a monitora antes da festa e ele levaria um calção que serviria para todo o espetáculo!

A angústia diluiu-se um pouco mas com o aproximar da hora (20:30H no local da festa) ele voltou ao histerismo. Com a agravante de ter ao mesmo tempo o jantar em que estariam os avós e a bisa para cantar os parabéns ao Francisco e dar umas prendinhas. Com toda a gente a pressionar (toma banho, tá na hora, vá lá olha o calção, deixa vestir Rafael, olha o mano, temos de fazer um brinde, anda para a mesa...) o Rafa foi entrando naquele tipo de registo típico dos hiperactivos - sem controlo. De repente começaram as agressões, o tentar destruir o bolo de aniversário, o não sentar á mesa, não se deixar vestir, gritar cada vez mais alto, empurrar o irmão para o lado, escapar do meu aperto, enfim, o normal quando não consegue ouvir ninguém e ninguém se ouve...de tanto barulho e confusão!

Já o avô tinha ficado tão nervoso que queria ir dar uma volta «para apanhar ar», a bisavó como sempre choramingava e o Francisco gritava a plenos pulmões no colo da avó, consegui finalmente apanha-lo na sala, fechei a porta e com a dose normal de bom senso (única coisa que resulta) abracei-o e deixei passar algum tempo só a escutar o seu choro...que aos poucos se tornou menos histérico até conseguir falar com ele. Acabamos por concordar que seria divertido ver a reacção do Francisco ás prendas, que ele podia acender as velas do bolo e montar as prendas do irmão. Que não havia problema em chegar 15 minutos depois da hora marcada para a festa do campo, pois todos se atrasam e nós até tinhamos uma boa desculpa! Embora tudo fosse feito um pouco a correr, o certo é que conseguimos festejar o aniversário, fomos a tempo do início da festa e acabamos por passar um bom bocado ao ver o Rafa exibir-se perante uma centena de pais orgulhosos.

Não fosse o descalabro final quando ele de novo completamente eufórico, espalhou o caos na exposição dos trabalhos por querer arrancar os dele, se engalfinhou com um colega de brincadeira,  desatou aos palavrões pela rua e o barulho despropositado ao chegar a casa perto da meia noite,  até poderia dizer que «não correu mal de todo!»

sinto-me: a precisar de dormir
postado energia-a-mais às 23:21

De MamãdaDiana a 1 de Agosto de 2008 às 08:48
Acho que na parte da festa do francisco terá sido um pouco por causa da pressão... Ou estou enganada? não tenho informação sobre a hiperactividade, mas parece-me que a "explosão" que ele teve deveu-se um pouco a isso e talvez aos ciumes do mano!!!

Depois apenas contigo acalmou-se e pelo que percebo na perfeição...

è complicado mas tu tens força e garra para conseguir controla-lo...

Beijinho cheio de força

De Filipa a 2 de Agosto de 2008 às 00:18
Ai Teresa ... sou-te sincera, não sei até que ponto é que nos dias que correm eu teria capacidade e resistência emocional para lidar com estas situações, que exigem tanto de quem as vivência.

Ainda bem, que mesmo com alguma confusão (lol) conseguiram cantar os parabéns e partilhar o bolindo do Aniversário do Francisco.

Força Amiga!!! Bom Fim de Semana!!

De Filipa a 5 de Agosto de 2008 às 02:08
Olá Teresa,

Passei para saber de vocês, e desejar-vos uma optima semana!!!

Beijos

De Filipa a 9 de Agosto de 2008 às 12:34
Olá Teresa,

Espero que esteja tudo bem convosco ... há tantos dias que não sei nada de vocês, que já começo a ficar preocupada!!!

Aqui te deixo um grande beijnho e te peço que se puderes me dês notícias, mais não seja para saber que estão bem!!


De MamãdaDiana a 9 de Agosto de 2008 às 20:10
Passa-se alguma coisa?? Espero bem que não...

Beijinhos... Aguardo-vos com ansiedade

De Filipa a 11 de Agosto de 2008 às 15:27
Teresa,

Estou preocupada convosco ... por favor, mais não seja, diz-me se estás bem. O site da APCH ainda não está em pleno funcionamento, senão já tinha tentado ir ao Forum ver se por ventura tens lá o nº do teu telemóvel para te ligar!!

Diz qualquer coisa, por favor!!



mais sobre mim
que querem saber?
 
Julho 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
26

27
30


disseram agora
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
Boa tarde. O dr. Luís dá consultas em braga, aveir...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro