A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 31 de Julho de 2008

sem tempo para escrever, deixo hoje um resumo do dia de ontem. Como era de prever foi um dia complicado. Tal como aconteceu no ano anterior, o Rafa teve uma crise mesmo no momento exacto - antes do jantar e da tentativa de festejo do segundo aniversário do irmão Francisco.

Claro que eu já estava á espera que algo semelhante acontecesse! No entanto como ele estava mais ocupadp pelo campo de férias eu ainda tive uma esperança que as coisas corressem um pouco melhor.  O dia começou com muito entusiasmo, pois para além do aniversário, o Rafa festejava com um espetáculo para os pais, o encerramento do campo de férias.  Mas depressa o entusiamo passou a excitação nervosa que se transformou na inevitável ansiedade e depois em pura angústia. Aos vómitos o Rafael lembrou-se que poderia ser necessário trocar de roupa em frente aos colegas do campo (coisa impensável para quem há 2 meses não consegue vestir roupa interior). Com muita paciência lá consegui convencê-lo que eu falaria com a monitora antes da festa e ele levaria um calção que serviria para todo o espetáculo!

A angústia diluiu-se um pouco mas com o aproximar da hora (20:30H no local da festa) ele voltou ao histerismo. Com a agravante de ter ao mesmo tempo o jantar em que estariam os avós e a bisa para cantar os parabéns ao Francisco e dar umas prendinhas. Com toda a gente a pressionar (toma banho, tá na hora, vá lá olha o calção, deixa vestir Rafael, olha o mano, temos de fazer um brinde, anda para a mesa...) o Rafa foi entrando naquele tipo de registo típico dos hiperactivos - sem controlo. De repente começaram as agressões, o tentar destruir o bolo de aniversário, o não sentar á mesa, não se deixar vestir, gritar cada vez mais alto, empurrar o irmão para o lado, escapar do meu aperto, enfim, o normal quando não consegue ouvir ninguém e ninguém se ouve...de tanto barulho e confusão!

Já o avô tinha ficado tão nervoso que queria ir dar uma volta «para apanhar ar», a bisavó como sempre choramingava e o Francisco gritava a plenos pulmões no colo da avó, consegui finalmente apanha-lo na sala, fechei a porta e com a dose normal de bom senso (única coisa que resulta) abracei-o e deixei passar algum tempo só a escutar o seu choro...que aos poucos se tornou menos histérico até conseguir falar com ele. Acabamos por concordar que seria divertido ver a reacção do Francisco ás prendas, que ele podia acender as velas do bolo e montar as prendas do irmão. Que não havia problema em chegar 15 minutos depois da hora marcada para a festa do campo, pois todos se atrasam e nós até tinhamos uma boa desculpa! Embora tudo fosse feito um pouco a correr, o certo é que conseguimos festejar o aniversário, fomos a tempo do início da festa e acabamos por passar um bom bocado ao ver o Rafa exibir-se perante uma centena de pais orgulhosos.

Não fosse o descalabro final quando ele de novo completamente eufórico, espalhou o caos na exposição dos trabalhos por querer arrancar os dele, se engalfinhou com um colega de brincadeira,  desatou aos palavrões pela rua e o barulho despropositado ao chegar a casa perto da meia noite,  até poderia dizer que «não correu mal de todo!»

sinto-me: a precisar de dormir
postado energia-a-mais às 23:21

De Filipa a 9 de Agosto de 2008 às 12:34
Olá Teresa,

Espero que esteja tudo bem convosco ... há tantos dias que não sei nada de vocês, que já começo a ficar preocupada!!!

Aqui te deixo um grande beijnho e te peço que se puderes me dês notícias, mais não seja para saber que estão bem!!


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
que querem saber?
 
Julho 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
26

27
30


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro