Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

26.Set.10

da escola (dicas)


Feng shui no regresso às aulas

Como tirar partido do feng shui para o sucesso escolar


 


O Ensino é um tema fulcral na nossa sociedade. Cada vez mais se reconhece a importância de uma formação sólida e positiva, que eduque jovens de forma completa e vocacionados para o sucesso. No entanto, a evolução dos padrões sociais gera instabilidade e realça a necessidade de pais e professores adoptarem medidas que incentivem o aluno e melhorem o rendimento escolar.

O Feng Shui procura uma relação harmoniosa entre nós, o espaço onde vivemos e o ambiente que nos rodeia, através da circulação da energia vital (“Chi”). Pode ser aplicado na escola e em casa, pois proporciona energias positivas que levam à concórdia e ao bem-estar geral. Num espaço adequado e com boas condições, as hipóteses de sucesso são muito maiores.

Dentro da sala de aula, é aconselhável que as secretárias estejam organizadas de acordo com a actividade pretendida: em filas se a atenção se centra no professor e em círculos para realizar trabalhos de grupo. O professor nunca deve estar de costas para a turma, e a melhor localização para a sua secretária é o canto mais afastado da porta. Sentirá mais controlo sobre as situações e atrairá bom Feng Shui se tiver uma parede sólida atrás de si.

Em casa, o aluno deve ter um espaço próprio para estudar, de preferência no quarto, pois trabalhar na mesa da cozinha ou em frente à televisão dificulta a concentração. A iluminação é um factor a ter em conta, fazendo com que destaque bem os livros ou material de estudo. Se possível, a sala de estudo deve ter janelas, sempre bem limpas, e luz natural. É importante que a cadeira seja resistente e ofereça um bom apoio às costas.

A secretária deve ter vista para a porta e estar organizada, sem lixo ou objectos que distraiam a atenção e não se relacionem com o estudo. Um pisa-papéis de cristal ajuda a estimular a intuição, enquanto que um globo terrestre incentiva a curiosidade. Mapas ou posters de estrelas e planetas expandem horizontes. Uma imagem do nascer do sol ajuda a descontrair após longas horas de estudo, e fotografias de família no quarto da criança transmitem segurança e amor.

É importante que haja também um espaço onde se assinalam os progressos do aluno, bons testes, prémios, etc., que o incentivem a obter melhores resultados. O computador deve estar longe da cama e ficar desligado toda a noite. Embora não se aconselhe o uso excessivo de plantas no quarto, uma planta, um aquário, ou uma colecção de conchas podem melhorar o ambiente.

Os peixes e as conchas simbolizam segundo o Feng Shui sucesso nos estudos, e cuidar de um aquário é uma boa forma de incutir na criança sentido de responsabilidade. Não é aconselhável arrumar coisas debaixo da cama, o que pode perturbar o sono e afastar o bom Feng Shui.

 

retirado do site www.sapo.pt

 

sou uma adepta do feng shui em casa e achei interessante trazer a este blog uma perspectiva diferente de organizar um espaço tão importante como o local de estudo de uma criança, ainda por cima sendo ela hiperactiva!

Espero que gostem e que vos seja útil. Pelo menos que aproveitem algumas das ideias

No texto assinalei a negrito o que já implementei em casa, neste caso, no quarto e secretária do Rafa!

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.