Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

30.Ago.08

A Hipersensibilidade

Já aqui falei muitas vezes sobre as reacções violentas do Rafa, da forma agressiva como nos enfrenta, da linguagem abusiva, etc. Acabo por passar a ideia que o meu filhote é um bruto, insensível e vazio de emoções...Em verdade isto não podia ser mais falso.

O Rafael sempre mostrou, desde bébé uma extrema sensibilidade aos mais variados temas. Sejam de carácter  social, ecológico, ou até menos comuns em crianças como as dúvidas e angústias sobre a Morte. Como muitas crianças hiperactivas o meu filho tem sempre reacções extremas a tudo - ás tristezas e ás alegrias. Emociona-se se o seu clube preferido ganha, manifesta profundo pesar quando perde e fica sempre perturbado com qualquer comentário, qualquer chamada de atenção ou qualquer elogio!

Ser assim tão sensível traz é claro dificuldades em muitas situações. Por vezes nem nós (mais atentos) nos apercebemos da sua tentativa em esconder essa sensibilidade á flôr da pele. Quando há tempos estivemos num programa de televisão, a apresentadora pediu uma salva de palmas por ele se ter aguentado tão bem, pelo esforço que fez em ficar ali sentado, de imediato os olhos encheram-se de lágrimas! E quando á noite, mais calmo eu lhe faço ver o que de mal aconteceu nesse dia, o que ele poderia ter feito para evitar alguma cena sei que aquele olhar de desculpa que lança não é fita...

Só com muita atenção nos vamos apercebendo de muitas características que a hiperactividade revela. Nem sempre é fácil conseguir entender porque reagem de determinada maneira...temos de ler nas entrelinhas., procurar o motivo. Uma criança hiperactiva tem normalmente outras patologias associadas - as chamadas cormobilidades, muitas vezes mais difíceis e complexas do que a hiperactividade em si.

 

Este post é especialmente para  a P. e a C. que ainda hoje tiveram uma discussão no café sobre o porquê de certa reacções do Rafa...não sei se vêm visitar (sei que não comentam) mas mesmo que não venham, deixo o meu raciocínio

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.