A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2011

que os meus rapazes não entendem que «devem» mesmo vestir...

 

 

desde muito pequeno que o Rafa se mostra totalmente adverso a certos tecidos...e não falo de «birras» para não vestir isto ou aquilo (dessas todos os pais se queixam umas vezes por outras, pois como em tudo, também na roupa os miúdos gostam de testar...). o Rafa tem mesmo uma fobia a certos tipos de tecido, como flanelas, roupas de ganga ou tecidos de fazendas...Já em bebé o notamos e à medida que crescia e se sabia explicar, a sua resistência tornou-se absoluta. Podem pensar «ah e tal, esta agora até diz que o filho tem fobia das roupas, eu dizia-lhe a fobia...» - mas a verdade é que o contacto com determinadas roupas é-lhe tão penoso que se tornam evidentes para qualquer um - muito mais para mim....

Além disso, o simples contacto do corpo com roupa mais justa (como roupa interior - leia-se camisolas interiores, meias e cuecas) pode provocar-lhe ataques descontrolados de histerismo. E já vivi muitos para os saber identificar! Portanto, nada de roupas interiores....

 

Por isso, para o Rafa, as roupas têm de ser simples, de preferência em fibras naturais como algodão e largas o suficiente para não lhe provocarem a tal sensação de sufoco. Fatos de treino e sweat's de algodão são as preferidas. As meias não podem ter costuras e não podem ser muito justas ao pé...mas também não podem ficar com algumas dobras ou corremos o risco do calça e descalça se prolongar por umas duas horas....

 

Nem pensar também em usar blusões, kispos ou casacos de inverno....e um gorro ou luvas estão absolutamente fora de hipótese. Ou seja - no Inverno, o miúdo parece não ter noção do frio ou da chuva, dando a ideia de ter uma mãe totalmente desnaturada, que deixa o rapaz ir sem agasalhos (de notar que o Rafa, raramente se constipa...)

 

O Quico gosta de adornos - ok! ao contrário do irmão acha piada aos gorros, luvas e cachecois...adora andar de galochas e ter guarda chuvas. Tirando isso e dado que é muito mais fácil correr sem casacos grossos, o facto das recusas do mano serem constantes, servem de «desculpa» para as roupas leves que quer vestir nesta altura do ano. E depois há o grande e poderoso Hulk,certo? Logo o seu heroi preferido tinha de andar em cueca o tempo todo???

 

Ora posto isto, para uma mamã que adora roupinhas e tal, que gostava de os ver andar catitas e que até tem algum gosto nas combinações que faz, não é de desesperar? ou de se habituar - poisssss....

 

 

 

 

 

tags: , ,
postado energia-a-mais às 09:12

De C. a 20 de Janeiro de 2011 às 09:37
Pois não deve ser fácil não...Lá por casa as únicas coisas "exigidas" são calções para o meu J. Faça frio o calor pro ele era calções o ano todo. Quando está sol lá vai ele de meias altas e calções, sempre ouvi dizer que as pernas não se constipam!
A minha E., é muito feminina o que faz com que adornos principalmente com brilhantes sejam MUITO solicitados! Vestidos todos os dias, na ginástica prefere túnica com leggins do que fato de treino.
Tenho sorte dos meus filhos gostarem de andar arranjados, são vaidosos ( eu não sou...eles andam mais arranjados que eu! LOL), e não saem de casa sem perfume ( eu tenho dias que lavo a cara, dou uma escovadela no cabelo e sigo...). Querem sempre tudo a condizer!
Cada um como cada qual...certo?
E tu olha...como dizes e bem : habitua-te!

Beijocas grandes ;)

De energia-a-mais a 20 de Janeiro de 2011 às 10:33
hehehe! eu bem gostava que tivessem um pouco mais de vaidade! eu lá me habituo pois claro!
beijocas aos ninos giraços e à mamã

De Rafaela a 20 de Janeiro de 2011 às 10:11
ola amiga!! não deve ser mesmo nada facil...
a leonor tambem é das que nao gosta de gorros nem cachecois nem travessoes.... é um martirio por-lhe qualquer tipo de adorno!! Bem, espero que esta fase dos miudos passe. beijinho grandeeee.

De energia-a-mais a 20 de Janeiro de 2011 às 21:20
loool! e as meninas ficam tão giras com fitinhas e tal....
beijinhos doces minha querida

De mil sorrisos a 20 de Janeiro de 2011 às 10:57
Bem... complicado! As particularidades do Rafa a esse nível são mesmo - como escrever! - particulares! eheheheh A vantagem é que já estás dentro dos gostos e acabas por conseguir dar a volta à questão da forma mais prática possível. Olha, seria mais complicado se quisesse andar sempre como manda o figurino, cheio de rococós, que também os há assim. A roupa interior é que me parece que faça mais falta, mas pronto!
beijos e mil sorrisos
:o)))

De energia-a-mais a 20 de Janeiro de 2011 às 21:40
podes crer que ele tem muitas «particularidades»...bem, eu já me habituei a algumas coisas mas confesso que me impressiona o facto de não lhe conseguir vestir roupa interior....e dava jeito às vezes sair com umas roupitas mais digamos...ajustadas à ocasião lol!
enfim, o que importa é que se sinta bem, como diz o médico (sem pensar muito no futuro e no caso de patrões que só admitem engravatados heheheeh)
beijos muitos

De mamaepedro a 20 de Janeiro de 2011 às 15:24
Fez-me lembrar o meu Kiko em 2 situações: a das meias, se estiverem minimamente fora do sitio, descalça-se logo e de usar pouca roupa no inverno, eu fico doida quando vejo miudos carregados de roupa e ainda por cima uma camisola polar dentro da escola, onde é relativamente quente e onde eles não param um segundo... o meu anda sempre descalço em casa e já nem me lembro de ele se constipar...

Beijokas

De energia-a-mais a 20 de Janeiro de 2011 às 21:43
bem, para o Rafa é uma aflição - as meias são uma tortura...Quanto a usar polares - ele grita logo que está a «assar»...imagina usá-los na escola.....nunca!
miúdos....jocas muitas

De Cindy a 20 de Janeiro de 2011 às 17:34
vê a parte positiva... assim poupas uns trocos!
beijocas
p.s.mudei de "morada".

De energia-a-mais a 20 de Janeiro de 2011 às 21:46
looool! na verdade os fatos de treino são cada vez mais caros...e como tenho constatado ultimamente, podem ser difíceis de encontrar em certas alturas do ano, bem como em certos tamanhos....
beijinhos
a ver se actualizo a nova morada

De Cindy a 21 de Janeiro de 2011 às 11:56
Também tenho um novo cantinho de usados: http://cindy-usados.blogspot.com

De Existe um Olhar a 21 de Janeiro de 2011 às 10:53
Para mim também há tecidos que não tolero e a primeira coisa que faço quando vou comprar alguma coisa é tocar, se tiver um toque agradável tudo bem, senão coloco de parte, e roupas apertadas nem pensar, por isso compreendo bem o teu Rafa e se ele nunca se constipou é porque tem defesas suficientes para que isso não aconteça...desde que ande com os pés quentinhos, não há gripe que apareça.
Vê as coisa pelo lado positivo, poupas um dinheirão em gorros kispos e cachecóis.

Beijos
Manu

De Angélica Martins a 26 de Janeiro de 2011 às 23:00
Como eu a entendo Teresa! O meu Lourenço ( tb tem phda ) desde os 2 anos de idade que é avesso a roupas com botões! Cheguei a lhe comprar umas camisas bem catitas mesmo à rapazinho mas ele chegou a arrancar com os botões e, na hora de vestir a bata no creche era uma gritaria! Não tenho explicação para isto, mas são os nossos filhos e temos de respeitar as suas idiossincrasias . beijinhos!

De energia-a-mais a 27 de Janeiro de 2011 às 22:35
Olá Angelica! botões, atacadores e afins, são verdadeiros «inimigos» dos nossos miúdos. Mas isso até tem uma explicação - exigem maior esforço e requerem mais perícia e destreza manual - algo que para os hiperativos não é nada fácil de conseguirem!
beijinhos


mais sobre mim
que querem saber?
 
Janeiro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
15

16
19
22

24
25
26
27
29

30


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links
Passam por cá - desde 18/11/09
Passam por cá - desde 18/11/09

blogs SAPO


Universidade de Aveiro