A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011

 

 

grandes emoções (para mim)

 

ao fim de 5 anos de «luta» para que boxers, cuecas e afins fizessem parte do normal vestuário do meu rapaz mais velho, usando estratégias como: colocar sempre (mesmo ele não vestindo) essas peças de roupa íntima junto à vestimenta do dia, falar de ir comprar para o papá porque ele gosta de ter muitas para mudar muitas vezes, de fazer questão de trazer para casa modelitos juvenis, de falar muitas vezes na importância de ter uma higiene adequada que passa por roupa interior confortável e prática e até mesmo mencionar como seria vergonhoso se algum colega reparasse que ele não usava....além de nunca o levar a pensar que estava a pressioná-lo insistindo pela força ou obrigação...

 

o Rafa começou, por iniciativa própria a vestir boxers. Primeiro só nos dias de piscina, porque há que mudar de roupa em conjunto, agora já diariamente, embora de noite não os vista 

 

 

sei que parece ridículo fazer disto um registo mas para quem tanto se esforçou para vencer esta «teima» é um momento a recordar! claro que isto ainda não «acabou»...ele faz umas fitas terríveis, quase como se tivesse um sapo lá dentro da cueca! e não podem ter costuras (bendita micro fibra) não podem arranhar, não podem ter etiquetas, não podem ter elásticos e de manhã, têm de estar «quentinhos» - esta espero que seja só pelo frio que ainda se faz sentir...

tenho de lhe dar as roupas uns dez minutos mais cedo, tenho de lhos colocar sempre ou ele esquece completamente que os deve vestir e nunca insisto para que os use de noite (por enquanto...)

 

outra pequena vitória a registar é o facto de ter conseguido levá-lo a dar um corte mais a sério na sua bela trunfa! desde o célebre episódio em que saltou da cadeira, deixando a cabeleireira de tesoura na mão e o cabelo meio cortado, nunca mais o convenci a dar umas tesouradas (pelo menos no lado que tinha ficado por cortar...). Subtilmente ia falando em como agora se usa o cabelo grande, assim num estilo de franja para a frente e tal mas com um corte com estilo, para que o cabelo descaia só para onde deve...e aos poucos ia dizendo que o cabelo dele tem uma cor tão bonita e é tão forte que com menos volume e as mãos de alguém que sabe o que faz, podia ficar bem giro.

No sábado passado ele tinha uma festa de uma amiguinha, por isso dei-lhe a medicação e atirei «podíamos passar pela M. antes de ires à festa» e sem eu contar ele aceita. E permaneceu na cadeira até ao fim (com alguns saltos pelo meio) e deixou dar umas cortadelas jeitosas e agora tem um cabelo todo estiloso, assim para o modernaço, grandito e com umas pontas para a frente, tal como os miúdos de agora acham piada

 

e esta como ainda está no caminho da possibilidade de vitória, conto em letra mais pequenina

 

esteve três noites seguidas sem me aparecer no quarto durante a madrugada, depois teve uma recaída e lá se veio enfiar às 4h da matina, hora a que não consegui reagir de tão «pedrada» de sono estava...mas já me senti tão contente (e ele também andava tão orgulhoso) pelas últimas noites que fiz questão de não dar grande importância à recaída. Claro que já lhe disse que esperava que fosse um «desvio» acidental e que confiava que iria acontecer cada vez menos, porque se conseguiu ficar na caminha dele sem problemas anteriormente, isso significava que estava finalmente a crescer, portanto sentiria cada vez menos a falta da mãe à noite.

 

e assim vamos, saboreando cada pequeno passo, alguns com grande significado, mesmo sabendo que muitas vezes existem passos para trás!

 

 

postado energia-a-mais às 09:17

De mamaepedro a 17 de Fevereiro de 2011 às 10:30
Boa!!!! ;o)

Beijinhos

De energia-a-mais a 17 de Fevereiro de 2011 às 11:15

De a 17 de Fevereiro de 2011 às 11:01
Teresa, querida, a vida faz-se de pequenas vitórias. No teu caso são grande, enormes vitórias. Emocionei-me ao ler-te.
Beijinhos querida

De energia-a-mais a 17 de Fevereiro de 2011 às 11:42
Olá Fá! é verdade a vida é feita destes pequenos passos. Há quem não dê valor, eu aprendi a sentir cada momento
beijos doces

De susana miranda a 17 de Fevereiro de 2011 às 12:17

Amiga,

A vida progride de pequenas vitórias. Pequenas vs enormes vitórias como esta mudam completamente, o vosso dia-a-dia.
Partilha das emoções… também emocionei-me ler-te.

Beijinhos com ternura
Susana Miranda

P.S. Enviei outro mail


De energia-a-mais a 17 de Fevereiro de 2011 às 12:31
olá minha amiga!
tu sabes como é importante valorizar este tipo de coisas - para outra criança sera banal, comportamento esperado...para o Rafa é digno de registo!
beijinhos (já vi mail)

De Cindy a 17 de Fevereiro de 2011 às 12:30
Eu acho que deves mesmo comentar connosco, porque são de facto, grandes progressos. Eu também adoro dormir sem cuecas, só com o pijama. Acho que se ele usar o pijama não o deves "obrigar" a usas as cuecas.
E começas aos poucos a ficar mais descansada.
Beijoca grande

De energia-a-mais a 17 de Fevereiro de 2011 às 12:38
Olá querida! eu nunca o forçei, claro que fui insistindo mas obrigar acho que não é o melhor caminho...aos pouco (mesmo que demora anos...) ele vai alterando hábitos....
Beijos muitos

De Rafaela a 17 de Fevereiro de 2011 às 13:24
Minha querida amiga!! São grandes vitórias... uma grande mulher por detrás destas grandes vitórias. Tudo se deve á tua força de vontade e ao teu amor de mãe, tudo se deve a seres uma pessoa linda e fantástica por dentro e tenho a certeza que exteriormente tambem. :)
És uma grande mulher e não é por acaso que és muito adorada por todas nós!! :))

De energia-a-mais a 17 de Fevereiro de 2011 às 15:11
tu é que és um doce! obrigada pelo teu carinho...

De Existe um Olhar a 17 de Fevereiro de 2011 às 17:57
Tenho seguido o teu blog e dei por mim a pensar que daqui a uns anos, vai saber-te bem olhar para trás, reler e apreciar as pequenas/grandes conquistas do teu Rafa, mas não são só dele, são tuas também. Só a tua paciência, subtileza e força são reveladoras do teu esforço.
Um dia irás concluir com um sorriso...VALEU A PENA!

Beijos
Manu

De mil sorrisos a 17 de Fevereiro de 2011 às 21:29
São coisas insignificantes para a maioria, mas grandes vitórias para ti e o Rafa. Teresa, vale a pena insistir, vale a pena acreditar que, apesar das condicionantes da hiperactividade, há coisas que podem ser/devem ser normalizadas pelos padrões comuns do bom senso e no melhor interesse dele em particular e da família em geral. Boa!!
beijos e mil sorrisos
:o)))

De C. a 17 de Fevereiro de 2011 às 22:34
Li-te com um sorriso de orelha a orelha, estou muito contente com os objectivos atingidos!!! Valeu, e vale sempre, o esforço, a persistência e paciência. Estou muito feliz, principalmente pelo Rafa!!!
Beijocas muito grandes! SHUAK!


mais sobre mim
que querem saber?
 
Fevereiro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
16
19

20
24
25
26

27


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links
Passam por cá - desde 18/11/09
Passam por cá - desde 18/11/09

blogs SAPO


Universidade de Aveiro