Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

25.Set.08

Blá, Blá, Blá...

Já ouviram uma criança hiperactiva a falar? É que elas falam pelos cotovelos, falam, falam, falam...Desculpem mas é mesmo assim, sentimo-nos esgotados só de os ouvir...muitas vezes a conversa é tão rápida que parece nem ter encadeamento, eles falam de tudo e sobre tudo....torna-se um massacre! O Rafa é assim, fala mesmo muito. Sempre falou, com dois anos o meu filho era um autêntico papagaio, falava sem parar. E nunca mais parou!

Com a medicação o meu menino fica mais calmo e isso também se nota na conversa. Só que quando chega da escola já vem praticamente sem efeito....além disso, parece estar numa fase que é típica neles (é aliás uma das características que desde logo os destinguem das outras crianças, onde a separação simbólica da mãe e por consequência, o ganho de autonomia, se dá por volta dos 2 anos) que é a exagerada dependência da figura materna. O Rafa tem tanto medo da separação como quando era bebé! Continua a ser uma criança que necessita de muita atenção e muitos cuidados...

 

Ontem ouvi o Rafael falar consecutivamente, desde as 20:00H até ás 22:30H. Não, não estou a exagerar, ele não parou mesmo de falar durante estas duas horas e meia! Além disso, era uma autêntica sombra de todos os meus gestos, estava tão colado a mim que chegava a tropeçar nos meus pés! Quem estava baralhado era o Francisco que por mais que chamasse o irmão para jogar a bola ou saltar no colchão, ele não ia...

Confesso que ás tantas passei a responder por monossílabos tipo: «hum, hum, é, é, sim, sim...» e não me recordo nem de metade do que ele disse. Falou da escola e de telemóveis e de tazos e de corrida e de músculos e de água e de internet e de...

Quando o Francisco já estava pronto para dormir tive mesmo de o mandar calar e ficar um pouco sozinho na sala, senão o irmão não adormecia!

Depois voltou ás conversas (mesmo enquanto eu lia a história que me pediu) até ao momento em que adormeceu...

De tanta conversa recordo uma frase que me disse e que  ilustra a pérola que tenho  «És a melhor mãe do mundo»

 

4 comentários

Comentar post