A Hiperactividade vista à lupa

Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

 

 

ou se devem os pais «gratificar» a criança por coisas consideradas banais - como tirar boas notas ou cumprir regras básicas da rotina familiar

 

 

um assunto que debato muitas vezes, tanto a nivel particular, como no âmbito da APCH - grupo de apoio a pais.

 

No geral parece à maioria dos pais que dar uma recompensa aos filhos para que estes cumpram certas obrigações não será boa ideia - se os gratificamos por coisas que devem fazer por norma, abrimos caminho para que se sintam no direito de «reivindicar» gratificações por tudo e por nada...

Ora eu também partilhava dessa opinião! até que o diagnóstico de PHDA do Rafa me obrigou a ver as coisas de outro modo. Educar uma criança com esta perturbação do comportamento leva-nos a procurar certas estrategias, por vezes divergentes da nossa maneira inicial de pensar!

 

Por isso adoptei sistemas baseados no reconhecimento e na validade dos ensinamentos de psicólogos e outros profissionais ligados a esta área. Todos garantem que para uma criança com PHDA é importante combater a desmotivação caraterística. Estes miúdos têm tanta dificuldade em realizar as suas tarefas básicas que os pais passam anos a insistir nas mesmas «teclas»; eles desmotivam com frequência e desgastam o quotidiano. Coisas do dia a dia como vestir, fazer a sua higiene, organizar a sua mochila, estudar...podem ser autênticos «cavalos de batalha» e tornar cada dia uma guerra em casa. Eu sei, por experiencia!

 

Não podemos por isso supor que a PHDA se combate com força de vontade da criança. Se assim fosse, não estavamos perante um caso de perturbação neurobiológica. 

 

Recompensar a criança pode ser então uma boa estratégia. Claro que esta recompensa tem de ser bem definida e ter consequências. A criança deve ser informada da recompensa e do que tem de fazer para a atingir - qual a duração do contrato e qual o prémio final a que tem direito. E o que ficar acordado (com os pais ou até com o professor) deve ser religiosamente cumprido. Por outro lado, este sistema só deve funcionar até que a tarefa pela qual estamos a recompensar é significativa - ou seja, assim que a criança interiorizou e esta passou a ser uma tarefa de rotina, deixa de ser recompensada. Mas isto permite treinar vários comportamentos e/ou atitudes e podemos controlar mais facilmente as consequências.

 

Por cá já uso o sistema de pontos há muito. O Rafa sempre teve tanta dificuldade em qualquer tarefa que para organizar o nosso dia a dia, tudo tem que estar bem definido. Horários das refeições, saídas e entradas em casa, visitas a locais públicos, listas de tarefas são coisas a que me habituei pela força das circunstâncias.

Para o levar a fazer alguma coisa é preciso ter muita paciência e tempo...Insistir e insistir! e os pontos tornaram-se meus aliados. Quando achei que estava na altura certa iniciei um sistema de recompensas - primeiro para coisas simples: comer sem virar toda a comida para fora do prato; lavar os dentes sozinho; vestir as peças de roupa todas e pela ordem correta...Agora para coisas que ainda estão na fase do «desisto mãe», tal como manter a sua área de estudo organizada; fazer os tpc sem fitas; etc. Como o Rafa tem uma perturbação de tipo impulsivo e de grau severo é muito difícil mantê-lo interessado por tempo suficiente para que se chegue ao fim do acordo, mesmo que haja uma recompensa envolvida...ou seja não posso prolongar por muito tempo a mesma ideia. Assim, definido o objectivo, o prémio e a duração do contrato há que por em prática o plano, traçando o esquema de pontos.

 

Um exemplo do que está em vigor cá em casa com o Rafa

 

Objetivo - manter a área de estudo limpa e organizada (inclui limpar a secretária, cesto dos papéis, manter em ordem cadernos e livros, organizar o material escolar, não deixar a luz acesa)

Prémio - ir assistir a um filme ao cinema, apenas comigo e com direito a menu completo (bebida e pipocas)

Duração do contrato - iniciamos esta semana e o prazo termina a 9 de março (uma sexta feira, o que dá para aproveitar a ida do Quico a casa dos avós)

 

para conseguir o prémio o Rafa tem de conseguir 540 pontos até à data limite

 

atribuimos 10 p pela limpeza da secretária, 10 p para organizar o material, 15 p por manter ordem nos livros e cadernos, 5 p pelo cesto e 5 p pela luz

os pontos são registados no final de cada dia 

 

Pode não parecer significativo, mas para o Rafa fazer o registo dos pontos é muito importante e por enquanto tem mantido o interesse (atenção - nem sempre resulta e muitas vezes ficamos pelo caminho - mas também aprende com isso, pois sempre que desiste faço questão de do lembrar o prémio que perdeu...)

 

Outra coisa muito importante é manter o esquema e não antecipar a data final , mesmo que me infernize o cérebro (como acontece quase todos os dias lol) e claro, assim que cumpre o acordo, o prémio deve ser entregue - por isso nunca prometer algo que não pode ser dado no imediato!

 

E, para os pais que não estão ainda convencidos aqui está o local onde estuda com tudo no lugar

 

 

 

 

a ver vamos se leva isto até ao fim hehehe!

 

postado energia-a-mais às 09:04

De mil sorrisos a 29 de Fevereiro de 2012 às 21:02
Excelente ideia e parece-me que de grande utilidade para todos os pais porque há coisas em que eles necessitam, realmente, de um empurrão/estímulo extra.
beijos e mil sorrisos
:o))

De energia-a-mais a 1 de Março de 2012 às 22:10
Verdade, funciona para miúdos com esta perturbação ou sem ela!
beijinhos

De Nadia a 1 de Março de 2012 às 00:59
Estratégia magnífica! Vou testar por estas bandas! Temos muitas dificuldades em gerir as obrigações e as recompensas...dá sempre para o torto ( não tenho paciência e explosão ocorre com muita facilidade!)
Farei relatório do resultado obtido!
Bjss

De energia-a-mais a 1 de Março de 2012 às 22:11
bom, paciência é fundamental - isso e nao desistir, afinal devemos dar o exemplo!
beijos muitos

De PAtricia a 1 de Março de 2012 às 13:49
Excelente Post.
Bem...com a minha R. Isso parece ter potrncial directod e aplicação -> pontos paar arrumar a secretaria e premio de uma ida ao cinema com as amigas.

Quanto ao N. vamos la ver se consigo aplicar isso a um caso mais bicudo...

De energia-a-mais a 1 de Março de 2012 às 22:15
Obrigada! acho que nestes casos é muito importante adequaemos o que melhor funciona. Até mesmo no caso da recompensa, devemos ter em conta que a recompensa é para eles - por exemplo no caso do Rafa eu sei que o que o cativa até nem é o cinema em si...o facto de saber que vamos só nós - que me tem sem dividir com o Quico, é o que o motiva mais!
beijinhos e boa sorte com o uso do sistema!

De Maria Pereira a 2 de Março de 2012 às 11:41
Acho que estas coisas dependem mt das crianças e das ocasiões mas eu tb já tenho feito isso com os meus filhos, apesar de nem sp resultar...

E tenho um selinho no meu blog para ti não sei se gostas mas escolhi alguns dos blogs que mais gosto de ler e o teu não podia faltar :)

Bjs e bom fim de semana

De energia-a-mais a 2 de Março de 2012 às 13:03
Olá querida! claro, depende das crianças mas um dos factores que me levou a insistir neste sistema é mesmo a PHDA. Motival é palavra de ordem, até em coisas simples!
Muito obrigada pelo selinho, é uma forma de reconhecer também quem gosta de nos ler!
beijinhos e bom fim de semana

De Susana Miranda a 2 de Março de 2012 às 15:43

O sistema de fichas permite compensar as atitudes e comportamentos das crianças com PHDA. O reforço positivo como forma de estratégia para alterar determinadas condutas na criança.

Como mencionas e muito bem, o Rafa tem de cumprir as tarefas delegadas. No final do prazo estabelecido, após o comportamento (tarefa), será recompensado. Ter sempre em conta, valorizar não só os comportamentos excelentes, mas também os esforços que indiquem a vontade de mudança.

Compreender e valorizar os seus sucessos, nas crianças com PHDA, contribuir para aumentar a sua auto-estima e autoconfiança, sempre com reforço positivo. Ajudando-o a ultrapassar obstáculos.

Beijos com carinho
Susana Miranda


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