A Hiperactividade vista à lupa

Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

Hoje foi um dia difícil...mais uma vez o meu filhote não entrou na sala de aula...

Na primeira semana depois do regresso á escola, o Rafa estava muito entusiasmado. Era tão notória a diferença sob o efeito da medicação (agosto foi um pesadelo, pois não tomou absolutamente nada!) que eu me sentia, talvez pela primeira vez, motivada de verdade. No entanto, no final da segunda semana já o seu organismo reage completamente diferente. Embora já esteja acostumada a estes passos atrás, o primeiro ano medicado obrigou a três alterações e ajustamentos na dosagem, parecia-me que agora se notavam modificações mais acentuadas - por exemplo ele conseguia conversar sobre o que tinha feito, deixava o irmão brincar com ele, não dizia palavrões...o que me deixa mais receosa é que em menos de quinze dias, tudo voltou ao que era entes, o efeito da medicação é tão curto que agora termina por volta das 15:00H! Tenho a certeza que não será apenas uma questão de dose/quantidade da substância - ele já toma uma dose de 36mg, acho mesmo que será necessário voltar á Ritalina. Como já disse aqui as crianças não são todas iguais e os seus organismos reagem de modo diferente. O Rafa está a tomar o Concerta que é um comprimido de acção prolongada, cuja substância activa é libertada de modo gradual ao longo de 12 horas. A ideia é dar apenas uma toma diária e conseguir que a criança não tenha um impacto tão forte de manhã (como acontece nas primeiras 4 horas do Ritalina) e também não tenha uma fase de descompressão tão abrupta. Mas no organismo do Rafa não funciona bem assim...outra situação é do risperidona que o Rafa toma para controlar a agressividade, as variações de humor e ajuda-o a acalmar para dormir. O médico acha que deve ser necessário ajustar a dose, uma vez que toma a mesma quase há um ano.

Hoje deixei-o no portão da escola mas quando ainda estava no infantário para deixar o Francisco, já me estavam a ligar porque ele não entrava...e não entrou, apesar de lá ficarmos até ás 10:00H..depois foi o «normal» chorrilho de disparates, muitos gritos, palavrões, só regressando alguma serenidade depois das 21:00H. Entretanto adormeceu (tinha acordado hoje ás 06:40H)

Entretanto e para ajudar, também o Francisco está a fazer a cabeça em água ás educadoras. Parece que engole pilhas novas todos os dias, ontem que até teve um passeio a uma quinta, para ver de perto as vindimas, esteve impossível, pelo que ao fim do dia tinha recadinho para me reunir com a educadora principal, ainda esta semana...

E pronto, lá vou eu tentar pôr a minha cabecinha em ordem, porque sem ela fico perdida, lol!

postado energia-a-mais às 22:13

De s.a. a 1 de Outubro de 2008 às 09:23
Bom dia Teresa:

Espero que tenhas descansado e revitalizado a mente e o corpo!

Há-que procurar soluções para acalmar os pequeninos.
Imagino que por vezes, seja quase esgotante para ti...

Por aqui, o pequenino tb continua doentito, descansa mal e quer atenção permanente, já começa a detestar aqui o computador...LOL...


Beijinho Grande


Sandra

De Coisinhas da Mamã Lili a 1 de Outubro de 2008 às 11:24
Ola Teresa
Imagino que te deves sentir bastante cansada e esgotada quer fisica quer psicologicamente,mas mae e mae esta sempre la para ajudar os seus filhotes, protegendo-os com a sua asa de mae galinha...a situaçao dos teus filhos e principalmente do rafa nao deve ser nada facil, masmuito sinceramente espero que com o tempo e com a medicaçao ele venha a ser uma criança mais controlavel e um pouquinho mais calma, imagino que este tambem seja o teu desejo...

Um grande beijinho

De energia-a-mais a 2 de Outubro de 2008 às 00:08
Olá Lili, obrigada pelo apoio. tentei entrar no teu cantinho mas não consegui abrir, não sei porquê.
Deixo-te aqui um beijinho

De Filipa a 1 de Outubro de 2008 às 11:36
O teu pequenino engole pilhas? Meu Deus, há que estar com cem olhos em cima dele, pois é uma situação muito preocupante. Até parece que quer fazer alusão ao título do teu Blog (brincadeira, que tb é preciso)!!

Deve realmente ser bastante complicado, conseguir adequar a medicação.Imagino o desgaste que toda a esta situação te provoca!!

Ao André deram-lhe inicialmente o Zoloft e depois o Risperdal, mas que ele teimou em não tomar. O objectivo era também ver que efeitos provocava e para possibilitar iniciar a Ritalina!!

O meu André era muito agitado, mas na idade do teu, eu ainda conseguia, se não pelo dialogo pela força, obriga-lo a realizar as tarefas que lhe eram propostas. Era desgastante ... mas lá se conseguia!!

Felizmente, nunca me deparei com uma oposição tão vincada!!

Um grande beijinho para ti, acompanhados de muita coragem e força!!

De Mamã e Tesourinhos a 1 de Outubro de 2008 às 12:29
Olá!
Esta é a primeira vez que te escrevo apesar de já acompanhar o teu blog há alguns meses.
Admiro a tua capacidade de gerires esta azáfama toda e pelo que já me apercebi com pouco apoio. Gerir casa, família e trabalho já é complicado, imagino que com a hiperactividade do Rafa esta complicação multiplique n vezes.
Apesar de não ligar muito, deixo-te um prémio no meu cantinho.
Fica bem.
Bjs.


mais sobre mim
que querem saber?
 
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

14
16
19
20

21
26
27



disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro