A Hiperactividade vista à lupa

Quarta-feira, 20 de Junho de 2012

 

ou como o Quico me deu uma lição

 

Ontem estavamos ao final do dia nas arrumações caseiras, digo eu «opá voçês não podem deixar este lixo todo pela casa, parece que vivemos no meio da poluição...» (sendo que por lixo eu me referia a brinquedos espalhados, papéis rascunhados e outras coisitas domésticas que amontoam por todos os cantos da casa). 

O mais velho nem se desmanchou e queria pisgar-se...o mais novo pergunta «o que é a poluição?» e eu fui explicando que nós não cuidamos do nosso planeta e que assim se vão juntando na Natureza detritos que vão alterando o mundo que (ainda) temos. O Quico queria explicações mais detalhadas, lá fui dizendo que os seres humanos deviam ter mais cuidado, não deveriamos mandar para o chão lixo, não deviamos usar certos materiais que destroem o equilibrio das coisas, deviamos ter atenção à poluição causada por meios de transportes, fábricas, etc. Para incluir o mais velho na conversa, pedi-lhe que fosse à net para verem efeitos da poluição na natureza. De repente lembrei-me dum post que li aqui http://oqueeojantar.blogs.sapo.pt/398779.html 

 

O Quico ficou super impressionado com o video. Tive de lhe explicar as imagens e ele mostrou-se tão preocupado que quis logo fazer alguma coisa para «ajudar aqueles passarinhos».

 

Munido de um velho par de luvas descemos para a rua e o Quico dedicou-se a apanhar todo o tipo de lixo que recolhemos num saco para deixar nos contentores da zona. Apanhamos de tudo, desde beatas e pacotes de cigarros vazios, caroços de fruta, detritos das garagens, garrafas de plástico, etc...Até confesso que me admirei por apanhar tanta coisa do chão, eu que sempre olhei para o sítio onde vivo, como um sítio «limpo»!

 

Quanto ao meu rapaz, ficou entusiasmado com a acção e garantiu que vai ter sempre cuidado e apanhar todo o lixo que enontrar «porque assim os senhores da câmara que apanham o lixo, ficam felizes!» e pode ajudar a mudar a vida dos pássaros

 

De realçar que fazemos reciclagem cá em casa, que na escola também alertam muitas vezes para atitudes como esta mas a verdade é que exemplos valem mais do que mil palavras!

 

 

 

 

 

postado energia-a-mais às 13:37

De Jorge Soares a 20 de Junho de 2012 às 14:48
Acabas de me fazer ganhar o dia

Fiquei triste quando fiz o Post porque teve dois ou três comentários..e há tantas coisas parvas que tem dezenas de comentários.

Era bom que todos olhássemos para aquele vídeo como tu e os teus filhos olharam.

Jorge

De energia-a-mais a 20 de Junho de 2012 às 15:06
Olá Jorge
Realmente, ainda bem que não é pelo número de comentários que medimos a importância de um post porque já reparei que existem assuntos sem interesse nenhum e que as pessoas se fartam de comentar...
Eu e os miúdos é que temos de agradecer pelo facto de teres partilhado um video que se calhar a mim me teria escapado não fosse estar no teu blogue, que nos alerta para algo tão importante como a preservação da Vida!
Já agora, parabéns por mais um destaque, já que o de hoje vai para um post sobre este alerta cívico!

Teresa

De Susana Miranda a 20 de Junho de 2012 às 15:12

Sem dúvida alguma, os exemplos e a atitude do Quico perante as imagens…a preocupação dele, (exemplo tem em casa), os valores morais e de cidadania.A importância dos problemas ambientais, porque cada vez mais é nefasta a realidade!

As mudanças ambientais, nos dias de hoje são visíveis. Ter consciência para mudar determinadas atitudes e comportamentos, exemplos mencionas, (diverso lixo encontrado rua). Temos o aquecimento do planeta, a poluição, os incêndios florestais a poluição das águas etc…

As preocupações ambientais, devem ser incutidas nas crianças, a olharem para o nosso planeta de forma diferente. Gestos tão simples… (beatas /cóco do cão/etc..etc..), podem mudar completamente se a postura se modificar. As crianças têm noção…determinados adultos não!! Custa assim tanto levar saco plástico, quando vão passear o cãozinho! Eu levava (quando a Ruca era viva).

Beijos com carinho
Susana Miranda

De Susana Miranda a 20 de Junho de 2012 às 15:16
Olá Jorge,

Se me permites (Teresa), vi o blogue e o post do Jorge…confesso a minha linha de pensamento, a mesma do Jorge.

Susana Miranda

De mil sorrisos a 20 de Junho de 2012 às 15:56
... e assim se educam as gerações mais novas a respeitar o planeta e a ter cuidado com os detritos. É como tu dizes, as ações, na prática, valem muito mais que mil teorizações seja sobre o que for.
beijos e mil sorrisos
:o)

De sentaqui a 20 de Junho de 2012 às 17:14
Caso para dizer que por vezes uma imagem vale por mil palavras e certamente o vídeo do Jorge teve o condão de sensibilizar os teus filhos para a importância da preservação da natureza.
Quase tenho tenho a certeza, que nunca mais se esquecerão do dia em que a mamã andou a recolher com eles o lixo da rua.
São momentos destes que me deixam com um grande sorriso.
Parabéns para eles e para ti.

Beijinhos


mais sobre mim
que querem saber?
 
Junho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

17
19
22

24
25
26
27
29
30


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro