Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

19.Jul.12

encontros com a Lei & Ordem

 

 

isto de nos fazerem parar na estrada tem muito que se lhe diga

 

Já por cá falei várias vezes da dificuldade de uma simples viagem de carro com as minhas duas crias. Não é fácil em qualquer circunstância, muito menos em pleno verão, com um miúdo que para além do PHDA tem verdadeira fobia a espaços fechados e que por isso circula sempre com vidros abertos, cabeça de fora, fazendo strip até ficar quase sem roupa e gritando o tempo todo - por causa disso, o outro miúdo faz praticamente o mesmo com a agravante de se pendurar para fora da janela com a viatura em movimento.

Fácil é portanto imaginar as cenas que passamos para fazer uns metros que seja, até porque fazemos grande parte do tempo em pára - arranca com o pai totalmente em desespero e mirabolantes discussões.

Não é pois com satisfação que nos lançamos à estrada e fazemo-lo apenas quando se torna inevitável. Para além das preocupações com a segurança e o respeito pelas leis do trânsito, tenho de pedir a todos os anjos e santos que nos guardem de qualquer encontro com brigadas e afins...

 

Ora numa das nossa deslocações para a zona da Costa Nova, relativamente perto de casa apanhamos com uma equipa de senhores agentes da Lei para grande alegria dos putos que adoram encontros destes e muita aflição nossa...mal os avistamos o pai avisa - sentados quietinhos e muito sossegados, com cintos no lugar, está ali a polícia...e eu pensei bolas é desta...

Claro que o aviso do pai despoletou a imediata curiosidade deles em especial do mais pequeno cuja ambição para quando for grande ainda passa por ser um senhor polícia que prende os maus, usa pistolas porque pode e dá pontapés à vontade...

Quando chegamos perto já o Quico estava quase na frente tentando passar para o lugar de condutor. Fazem-nos sinal e encostamos, a conversa inicia-se com o habitual pedido de identificação e documentos da viatura. Miúdos alerta, quase por cima de nós para verem de perto e falando ao mesmo tempo dos agentes...a conversa foi mais ou menos assim (algumas frases ficaram por registar pois o meu cérebro estava demasiado ocupado com preces e orações)

 

Quico - «ei, senhor polícia tens uma pistola? e algemas? posso ir ao teu carro?»

 

agente impávido

 

Quico - «ei, gajinho, não ouves?»


Rafa - «então? não andamos, anda pai, deixa lá isso...» 

 

agentes a tentar ignorar mas já com ares de quem vai puxar pela autoridade

 

Quico - «anda papá, e tu polícia olha que eu dou-te um pontapé na pila...» socoooooorrro (ele disse mesmo aquilo)

 

eu bem tento metê-los no sítio mas às tantas o Rafa salta para a frente e começa a gritar que vai vomitar porque tem muito calor...ele quer sair, os agentes olham para ele e olham para nós, olham uns para os outros e nota-se que não sabem o que devem fazer.

O Rafa abre a porta do carro, o Quico quer mostrar ao agente os documentos dele (uma carteira velha onde guarda cartões que vamos deixando de usar, incluindo cartões antigos de uma biblioteca que ele acha serem cartas de condução)

Um dos agentes diz «eles são complicados, isto é sempre assim?» e eu «tem dias melhores e outros piores...» o agente vê que está tudo bem em relação ao carro mas faz um sermão sobre a necessidade de circular com as crianças em segurança. Verifica a cadeira do Quico e pergunta a idade do Rafa. Acha-o grande mas deveria circular num banco diz. O Rafa desata a gritar «achas? eu nem consigo lá sentar-me...»

o Quico volta  a querer ir com o polícia para ele lhe mostrar a esquadra...

Depois de umas quantas admoestações e de verem se os miúdos se sentavam lá nos mandaram arrancar...eu que olhei pelo retrovisor ainda os vi a abanarem a cabeça e os gestos que fizeram....da próxima vamos pedir aos agentes que levem os putos com eles...

 

 

 

4 comentários

Comentar post