A Hiperactividade vista à lupa

Quarta-feira, 08 de Outubro de 2008

algumas estratégias cá em casa para normalizar um pouco as rotinas do Rafael (a minha e a do Francisco). Assim , embora sempre tenha existido o hábito de manter horários, para dormir, para banhos, para comer, etc...agora uso técnicas práticas (algumas já as tinha usado quando ele foi medicado pela primeira vez) para desenvolver o seu sentido de autonomia - uso uma tabela de pontos, sistemas de recompensa, marcação de tempo e métodos para auxilio de memória:

  • para que seja responsável pela mochila - admito que depois vou supervisionar, pois sei que deixa lá dentro toda a espécie de coisas, no entanto o Rafa tem de colocar tudo dentro da mochila antes de dormir (ele quando chega da escola tira tudo para fora, apesar de nunca fazer TPC's), ficando com a pontuação máxima (5 pontos) quando coloca tudo nos respectivos lugares (lápis no estojo, trabalhos nas capas, etc)
  • para que seja responsável pela sua higiene - vestir-se, escovar dentes, lavar a cara, limpar-se quando vai á casa de banho e puxar a água - uso post-its de cores diferentes para o lembrar do que tem de fazer e colo-os nos vários locais onde deve ir (muitas vezes ele tem intenção de ir realmente fazer algo, como escovar os dentes, mas acaba por se esquecer e sai da casa de banho para ir fazer outra coisa...) Marco o tempo que considero razoavel e depois ajudo a verificar se fez tudo antes de sairmos (deixei de usar a expressão - «vamos lá Rafael, tamos atrasados» porque sei que o faz cada vez mais nervoso) Optei por dar a medicação um pouco antes das 08:00H para dar tempo de actuar mais cedo
  • Deixo que faça as refeições sem chamar a atenção para o constante cair de comida á volta da mesa, mas usamos a tabela para que sempre que deixe o sítio limpo, tenha pontos de recompensa
  • Tendo em conta a hora a que o Francisco vai dormir (e como tenho de ficar algum tempo com ele), marcamos um período de tempo para que possa ver TV ou jogar sem barulho e não indo ao quarto onde adormeço o mano, o que também lhe dá direito a pontos de recompensa

Como estas crianças não conseguem esperar, tenho de o aguentar pouco tempo antes da recompensa, por isso uso uma tabela semanal que lhe dá direito a uma recompensa de 3 a 5 euros, dependendo do número de pontos. O dinheiro pode ser usado no que quiser mas incentivo-o a que o poupe para mensalmente ter direito a um jogo novo

Não há penalizações porque o que se pretende é um reforço positivo daquilo que faz bem (a sua auto estima fica abalada porque está sempre a ser chamado a atenção pelo que faz mal)

Marcar o tempo é muito importante porque o Rafa tem pouco a noção a não ser que veja realmente no relógio até onde pode contar para estar á vontade.

Os papelinhos com as tarefas ajudam a que não se distraia do que vai fazer e qual a ordem pelo que deve ser feito (quando era mais pequenino usava um boneco para ele ver o que vestir primeiro, pois frequentemente veste a camisola por cima do pijama, ou calça pares de meias diferentes)

Ontem já usamos estas regras, desde que chegou da escola - conseguiu ficar sozinho mais tempo do que nos últimos dias e deixou pôr o volume da TV bastante mais baixo.  Hoje de manhã correu melhor do que pensava - só tive de lhe vestir algumas peças de roupa, pentear e ajudar a terminar de colocar as coisas na lancheira.

Além disso, ontem pediu-me para voltarmos a fazer Reiki o que penso tem a ver com o querer agradar-me pois sabe que tenho insistido (sem o obrigar) na esperança de que a técnica o ajude a relaxar e dormir melhor

postado energia-a-mais às 12:30

De Mamã e Tesourinhos a 8 de Outubro de 2008 às 15:37
Oi!
Também já usei o sistema dos pontos com o meu mais velho. Depois do irmão nascer deixou de comer sózinho. A pediatra aconselhou este método para o incentivar e resultou um pouco.
Fica bem.
Bjs.
P.S.: Obrigada pelas palavrinhas em relação à minha Avó. A minha preocupação acentua-se porque tenho falado com vários profissionais de saúde e são todos unânimes quando dizem que ela não pode ficar de todo sózinha. O problema é que ela não sabe que tem um enfizema pulmunar.

De energia-a-mais a 8 de Outubro de 2008 às 23:24
Claro que entendo a tua preocupação, ainda por cima se tem problemas graves de saúde que obrigam a cuidados extra. No entanto, ela tem quem cuide do seu bem estar e esteja próximo, isso é o mais importante, de resto a teimosia é muito própria da idade...
As melhoras da Avó, um beijo muito grande aos tesourinhos e muita força para ti

De mil sorrisos a 8 de Outubro de 2008 às 15:40
Boas notícias, portanto. Com tanto esforço e dedicação da tua parte, as coisas só podem coemçar a correr cada vez melhor.
Beijos e Mil Sorrisos
:o))))))

De energia-a-mais a 8 de Outubro de 2008 às 23:20
è verdade amiga, penso que posso fazer ainda muito pelo Rafa, ás vezes falta é a segurança necessária.
Obrigada pela força e amizade
beijinhos

De s.a. a 8 de Outubro de 2008 às 16:08
Querida Teresa:

Antes de mais, muito obrigada pela ajuda com o YouTube! Já lá está a músiquinha!!!

Sobre a estratégia da pontuação achei magnifica, pois também não conhecia!

Acho que também vou aplicar cá em casa!

Sobre o Reiki, não sabia que tinhas conhecimentos, eu já experimentei, há muitos anos, com uma amiga. Gostei muito! Mas não dei continuidade:(

E agora também ainda não tenho tempo só para mim... aguardo que o meu fofinho entre para a pré-escola.

1000 beijinhos


Sandra

De mamaepedro a 9 de Outubro de 2008 às 15:31
É incrivel como fazes as coisas parecerem tão fáceis, parabéns por isso.

Beijinhos


De Coisinhas da Mamã Lili a 9 de Outubro de 2008 às 17:34
Ola Teresa
Acho a ideia das tabelas e dos post-its muito interessante, acho que o esperar algo em troca (pontos ou dinheiro) possam ser uma das formas de o incentivar a fazer algo, como por exemplo a sua higiene mais basica.
Concordo com o ultimo comentario, quando diz que tu nos fazes parecer as coisas mais simples, e é verdade, tens uma energia positiva, vontade de levar as coisas para a frente, para que o vosso dia-a-dia se torne menos complicado. Parabéns mamã pela grande força e energia que tens.

Beijinhos

De Coisinhas da Mamã Lili a 9 de Outubro de 2008 às 17:40
Ola Teresa

Gostei da ideia das tabelas e dos post-its, acho que o rafa se sentira mais motivado a realizar as tarefas sabendo que quando bem sucedidas sera recompensado.
Concordo com o ultimo comentario, quando diz que tu nos fazes parecer as coisas mais simples(quando na verdade sabemos que nao o sao, mas tens umaenergia positiva que te ajuda a arranjar estrategias para conseguires que o vosso dia-a-dia se torne um bocadinho menos complicado.
Parabens mamã coragem, admiro a tua força.

Beijinhos


mais sobre mim
que querem saber?
 
Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

15
18

20
24
25

26
31


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro