Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

17.Jan.13

muito à frente....

 

 

o meu rapaz mais velho é mesmo muito à frente - na verdade acho que ser portador de PHDA tem um significado diferente quando lemos notícias destas

 

 

Estudantes suecos aprendem com videojogo

15.Jan.2013 11:43

Uma escola na Suécia decidiu pôr os alunos a jogar Minecraft para os formar no sentido do planeamento e construção.

De forma a educar de maneira inovadora, a escola Viktor Rydberg na Suécia decidiu pôr os seus alunos de 13 anos a jogar o jogo indie Minecraft.

O objetivo parece ser educar os mais novos no sentido de planeamento e construção ao mesmo tempo que os incentivam a cumprir metas. A notícia,avançada pelo site sueco The Local, afirma que já cerca de 180 alunos tiveram lições com o jogo, tendo aprendido a construir mundos virtuais completos com sistemas de eletricidade e água incorporados, entre outras coisas, dependendo do contexto da atividade a realizar.

“Eles aprendem sobre planeamento de cidades, questões ambientais, como deixar as coisas feitas e até como planear para o futuro. Não é nada diferente de artes ou esculpir madeira”, afirma Monika Ekman, uma professora da escola.

A ideia surgiu de um concurso que teve lugar na Suécia, chamado de “Future City”, para o qual várias turmas do país contribuíram com ideias de como melhorar a educação no futuro. E apesar de alguns pais se terem sentido desconfortáveis com a ideia inicialmente, talvez por lhes ser algo pouco famíliar, Monika crê que a escola irá continuar a usar o videojogo como ferramenta.

“Tem sido um grande sucesso e com certeza iremos fazê-lo de novo.”

O que pensam da ideia em causa? Acham que Minecraft pode de facto contribuir para a aprendizagem dos mais novos?

 

Fonte: http://gameover.sapo.pt/artigo/estudantes-suecos-aprendem-com-videojogo

 

Ora é precisamente por causa deste jogo em particular que o Rafa tem passado horas ao PC...e esta hein? Pena que em portugal, as escolas em vez de incentivarem os jovens a utilizarem certos jogos como ferramenta, continuem a usar o método repetitivo e enfadonho dos TPC à velha maneira....

Até o Quico adora jogar Minecraft e é a única altura em que fica quieto (por isso tem permissão para estar ao PC durante a última fase da noite antes de ir dormir para ver se acalma)

 

 

Nota: eu supervisiono o jogo e garanto que é mesmo um método excelente para miúdos com PHDA, pois funciona como um estimulador dos neuro transmissores cerebrais, precisamente obrigando o cérebro do hiperativo a produzir a substância que está em falta. Deste modo pode ser um aliado para elevar o poder de concentração, além das potencialidades de trabalhar áreas como a criatividade, construção e planeamento...claro que, tal como frisei no post anterior tudo tem de ter «conta, peso e medida», ou seja, é no equilíbrio que se encontra a chave do sucesso, coisa que ainda está longe de acontecer no caso do meu filhote!

 

 

1 comentário

Comentar post