A Hiperactividade vista à lupa

Domingo, 28 de Dezembro de 2008

 

 

pode parecer fácil, pois estas minhas crianças fazem festa todos os dias.... mas manter um espírito festivo, condizente com a quadra (paz e harmonia familiar) é para nós um esforço que requer treino, paciência e uso da experiência acumulada!

 

 

Muitas famílias tocadas pela hiperactividade, sabem como as festas deste tipo trazem os ingredientes necessários para se tornarem num autêntico inferno, com crises hiperactivas em cadeia.

Na verdade, esta é uma altura em que os tais potenciadores de descontrole típicos deste distúrbio, estão presentes em cada momento:

 

  • quebra de rotinas

estas crianças detestam fugir ás suas rotinas diárias (embora possa não parecer); qualquer quebra pode desencadear um momento de crise - o facto de não conhecerem o que vai acontecer a seguir é difícil de suportar. devemos manter uma certa rotina nos horários e nas regras, para que seja mais fácil manter a normalidade

 

  • visitas

quer seja ter visitas em casa, quer seja visitar familiares e amigos fora de portas. Esta é uma situação que requer muita calma - sempre que entra alguém em casa ou que se vai a casa de alguém é de esperar muita confusão. Devemos explicar um pouco mais sobre este transtorno aos outros, para que entendem que a criança não está a ser mal educada, está apenas a ter dificuldades em controlar as suas emoções (muitas vezes tenho de evitar mesmo estas visitas pois o Rafa descontrola-se de tal forma que é impossível aproveitar o momento)

 

  • refeições alargadas (demoradas)

este então é dos críticos! nenhuma criança hiperactiva aprecia a Ceia de Natal ou Ano Novo... nem os pais e familiares conseguem apreciar esta tradição. Muitas famílias acabam aos berros, ou até mesmo com palmadas e castigos, quando haveria que saborear belos pratos (lembro o Natal em que o Rafa, com 4 anos acabou por nos virar toda a mesa, partir pratos, deitar ao chão comida por entrar em crise histérica, sem que nós pudessemos fazer algo...) Felizmente a experiência vale para saber que não devemos perturbar a refeição, impondo regras que não usamos nos outros dias - se a criança ainda não consegue fazer a refeição na mesa, então que ande um pouco, brinque ou corra para soltar energia. Eu optei por deixar que comessem frios e deixei espaço para circularem. Acabaram por não estar na mesa mas andaram por perto e nós conseguimos comer sentados!

 

 

  • prendas

outro momento que não é fácil de gerir! Normalmente o Natal acaba em menos de 10 minutos...eles rasgam, destroem caixas, muitas vezes partem mesmo antes de saber o que é! Não cair no erro de dar em quantidade, a ansiedade é tanta que nem conseguem ver o que receberam...eu optei por dar apenas um dos brinquedos que realmente gostam (as listas são muito importantes - eu sempre explico que o Pai Natal escolhe apenas um brinquedo por criança - a surpresa!) A frustração/desilusão (que não suportam nada bem...) de não terem um dos pedidos realizados pode ser muito difícil de controlar! Como outros familiares acabam por oferecer também,  ás tantas aparecem muitas prendas. Também não prolongo muito o ritual das prendas, deixo a surpresa do Pai Natal para a manhã de 25, mas abrimos as restantes no final da Ceia, entre os pratos principais e os doces.

 

Se os festejos de Ano Novo forem como manda a tradição cá em casa, festejamos duas vezes, lol! Uma ás 23:00H por causa do Quico (adora levantar o copo ao brinde!) Começou por ser por causa do Rafa, agora ele aguenta bem até á meia-noite, até porque o fogo de artíficio o faz acordar e isso é bem pior para voltar a adormeçer.

 

 

E cá está como ajustamos as nossas tradições para conseguir manter o espírito das festas e (sobre) viver com alegria a este período!

 

 

 

sinto-me: com sorte!
postado energia-a-mais às 22:29

De Pacotinhos de pipocas a 29 de Dezembro de 2008 às 12:31
Teresa:

Fico feliz por saber que conseguem "moldar" a tradição natalícia ao jeito dos teus meninos e assim viver este período c amor e alegria (msm com turbulência...)!

Desejo que 2009 seja um ANO MUITO POSITIVO, cheio de saúde, progressos, alegrias, euros, etc, etc...

TUDO DE BOM!

Xi-coração


FELIZ ANO NOVO!

Sandra

De energia-a-mais a 29 de Dezembro de 2008 às 13:21
Bom ano para vós também Sandrinha! Do coração!

De mil sorrisos a 29 de Dezembro de 2008 às 15:17
Fantástica a forma como descreves as situações e dás conta das tuas/vossas soluções. É o que eu digo, este blog é um verdadeiro serviço público! Aproveito para vos desejar um excelente 2009, com muitas saúde e amor.
Beijos e Mil Sorrisos
:o)))))))

De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 12:08
Olá amiga! Também já reforçei esses mesmos votos no teu cantinho, desejando-te tudo de bom para o novo ano que se aproxima e que consigas sempre disfrutar ao máximo da tua pequena princesa!
Conto contigo por cá em 2009

De Coisinhas da Mamã Lili a 29 de Dezembro de 2008 às 17:15
Amiga acho fantastica a forma como consegues contornar as situaçoes em funçao dos teus meninos.Parabens

Excelente 2009

se puderes ve a reporategm k vai passar hoje no jornal da sic sobre o meu primo diogo

Beijinhos

De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 12:21
Olá Lili! Deixei uma mensagem no teu espaço, acredito que 2009 te trará muitas boas surpresas!
Tentei ver a reportagem (consegui ver uma amostra do que ia dar no Jornal da tarde, mas não vi nada no jornal da noite:( Será que passou sem ter dado por ela?!
Fiquei triste porque a apresentadora da tarde terminou o jornal dizendo que iriam passar essa reportagem á noite por se tratar de um jovem muito promissor! Olha, mesmo não vendo sei que a família tem motivos para estar orgulhosa! Um beijinho para ele e muita força para alcançar os seus objectivos
Para ti um Bom Ano Novo

De Coisinhas da Mamã Lili a 30 de Dezembro de 2008 às 12:25
Ola Teresa

Nao perdeste a reportagem porque nao passou ontem devido ao srº ministro vir falar ao país por isso passara hoje a mesma hora no jornal da noite, se quiseres ver e so sintonizares a SIC depois das 20h

Beijinhos grandes

De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 15:10
Bem me parecia ter visto o Sr. Presidente em directo, lol!
Ok, melhor assim, vejo hoje
Bjs

De Filipa a 30 de Dezembro de 2008 às 13:25
Olá Teresa,

Desejo-te um Feliz Ano de 2009, com muita saúde, alegria, felicidade, amor, sucesso, progresso, positivismo, dinheirinho e serenidade!!!

Um grande beijinho para ti e para as tuas perolas!!

De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 15:16
Acredito que terei uns quantos tormentos pelo meio, mas o importante é manter o optimismo, lol!
Beijos para toda a família e um ano especial

De Raquel a 30 de Dezembro de 2008 às 14:52
Amiga, vim desejar-te um feliz ano de 2009.
Que tudo o que almejas se realize, mas principalmente que tenhas sempre muita saude e essa coragem para acompanhar os teus filhotes.
Faço-te um brinde.
Bom Ano Novo amiga!

De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 21:46
Olá querida! Eu também brindo a esta amizade que apesar de virtual, tem muito de sincera! Gosto de sentir que olhas 2009 com optimismo e espero que possamos continuar a partilhar um pouco de nós, quer nos bons quer nos maus momentos
Feliz Ano Novo

De Pacotinhos de pipocas a 30 de Dezembro de 2008 às 15:35
Teresa:

Como não sei se terei oportunidade de vir à net amanhã...

não queria terminar este 2008 sem te agradecer os momentos de partilha e amizade sincera, ao longo dos últimos meses.

Para mim, tem sido um privilégio a nossa partilha de emoções, vivências ...

acima de tudo, agradeço-te a aprendizagem que nos proporcionas nos teus posts e comentários. A tua visão positiva e prática da Vida é fantástica!

Bem-Haja


Feliz 2009! Muita LUZ na tua vida!

Beijinhos p ti e p os teus principezinhos


Sandra




De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 21:56
Olá amiga! Eu é que agradeço a atenção que me concedes com as tuas visitas e a alegria que proporcionas no teu cantinho! És uma pessoa com espírito bom e tranquilo e isso nota-se na maneira como vives a tua vida!
Que tenhas um ano magnífico e continua a cuidar da tua linda família tão bem como o tens feito até agora!
Beijinhos

De ocantinhodaberta a 30 de Dezembro de 2008 às 18:36

De facto o teu blog é super interessante para todas as pessoas que lidam com esse tipo de problema, bem como para aquelas que, tal com eu, desconheciam os meandros da hiperactivdade.

És fantástica porque dominas tudo tão bem e tens sempre a soluão adequada a cada situação.
Todos temos muito a aprender contigo.

Obrigada pelas simpáticas palavras que deixaste no meu cantinho.

Tem sido, para mim, uma quadra super, super especial com toda a família reunida.
Foi a mais bela prenda que podia desejar.

Um Ano Novo cheio de muita Paz, Amor e Esperança.

Beijinhos e continua a viver esta quadra festiva com toda a intensidade.


De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 22:10
Obrigada amiga pelo privilégio que me dás em reconhecer no meu blog um interesse genuino!
Espero que mantenhas essa união familiar e que tenhas um belo fim de ano!
Para 2009 espero continuar a sentir a tua presença na blogosfera!

De cilinha a 30 de Dezembro de 2008 às 18:39
OLA Teresa eu estava a ler o teu post e fico pasmada como consagues controlar tudo ao promenor ..eu sei que a experiencia vale muito... mas é espantoso como consegues isso !! AMIGA Deus te de muita força porque tens um looongo caminho para percorrer ...muita força muita saude e muita calma tambem ...porque ainda estas no principio. Amiga quero desejar-te um Feliz Ano que este novo ano te traga tudo de bom para ti e para a tua familia

OBRIGADA POR ESTARES AQUI SEMPRE E PELA TUA AMIZADE MESMO SENDO VIRTUAL....
BJS FELIZ ANO

De energia-a-mais a 30 de Dezembro de 2008 às 22:15
Eu é que aprecio e muito a sua boa disposição, espírito forte e experiência!
Que tenha um 2009 pleno de emoção e eu de certeza que irei seguir com prazer a sua vida pelo mundo!
Beijinhos e BOM ANO!

De era1xeu a 31 de Dezembro de 2008 às 16:50
Amiga

O trabalho e as confusões que tem andado na minha vida não me tem deixado muito tempo para vos visitar mas não queria deixar de vos deixar votos de um ano novo de 2009 cheio de paz, amor e muita, muita saúde. Que todos os teus sonhos se tornem realidade e que tenhamos um ano fantástico

Beijocas e até para o ano

Maria Pereira

De energia-a-mais a 1 de Janeiro de 2009 às 19:33
Olá querida! Que este seja o primeiro dia de um excelente ano para ti e para os teus!
Um grande beijinho para o Dinis


mais sobre mim
que querem saber?
 
Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
17
20

21
22
24
25
26
27

29
30
31


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links
Passam por cá - desde 18/11/09
Passam por cá - desde 18/11/09

blogs SAPO


Universidade de Aveiro