Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

28.Dez.08

Espírito Festivo

 

 

pode parecer fácil, pois estas minhas crianças fazem festa todos os dias.... mas manter um espírito festivo, condizente com a quadra (paz e harmonia familiar) é para nós um esforço que requer treino, paciência e uso da experiência acumulada!

 

 

Muitas famílias tocadas pela hiperactividade, sabem como as festas deste tipo trazem os ingredientes necessários para se tornarem num autêntico inferno, com crises hiperactivas em cadeia.

Na verdade, esta é uma altura em que os tais potenciadores de descontrole típicos deste distúrbio, estão presentes em cada momento:

 

  • quebra de rotinas

estas crianças detestam fugir ás suas rotinas diárias (embora possa não parecer); qualquer quebra pode desencadear um momento de crise - o facto de não conhecerem o que vai acontecer a seguir é difícil de suportar. devemos manter uma certa rotina nos horários e nas regras, para que seja mais fácil manter a normalidade

 

  • visitas

quer seja ter visitas em casa, quer seja visitar familiares e amigos fora de portas. Esta é uma situação que requer muita calma - sempre que entra alguém em casa ou que se vai a casa de alguém é de esperar muita confusão. Devemos explicar um pouco mais sobre este transtorno aos outros, para que entendem que a criança não está a ser mal educada, está apenas a ter dificuldades em controlar as suas emoções (muitas vezes tenho de evitar mesmo estas visitas pois o Rafa descontrola-se de tal forma que é impossível aproveitar o momento)

 

  • refeições alargadas (demoradas)

este então é dos críticos! nenhuma criança hiperactiva aprecia a Ceia de Natal ou Ano Novo... nem os pais e familiares conseguem apreciar esta tradição. Muitas famílias acabam aos berros, ou até mesmo com palmadas e castigos, quando haveria que saborear belos pratos (lembro o Natal em que o Rafa, com 4 anos acabou por nos virar toda a mesa, partir pratos, deitar ao chão comida por entrar em crise histérica, sem que nós pudessemos fazer algo...) Felizmente a experiência vale para saber que não devemos perturbar a refeição, impondo regras que não usamos nos outros dias - se a criança ainda não consegue fazer a refeição na mesa, então que ande um pouco, brinque ou corra para soltar energia. Eu optei por deixar que comessem frios e deixei espaço para circularem. Acabaram por não estar na mesa mas andaram por perto e nós conseguimos comer sentados!

 

 

  • prendas

outro momento que não é fácil de gerir! Normalmente o Natal acaba em menos de 10 minutos...eles rasgam, destroem caixas, muitas vezes partem mesmo antes de saber o que é! Não cair no erro de dar em quantidade, a ansiedade é tanta que nem conseguem ver o que receberam...eu optei por dar apenas um dos brinquedos que realmente gostam (as listas são muito importantes - eu sempre explico que o Pai Natal escolhe apenas um brinquedo por criança - a surpresa!) A frustração/desilusão (que não suportam nada bem...) de não terem um dos pedidos realizados pode ser muito difícil de controlar! Como outros familiares acabam por oferecer também,  ás tantas aparecem muitas prendas. Também não prolongo muito o ritual das prendas, deixo a surpresa do Pai Natal para a manhã de 25, mas abrimos as restantes no final da Ceia, entre os pratos principais e os doces.

 

Se os festejos de Ano Novo forem como manda a tradição cá em casa, festejamos duas vezes, lol! Uma ás 23:00H por causa do Quico (adora levantar o copo ao brinde!) Começou por ser por causa do Rafa, agora ele aguenta bem até á meia-noite, até porque o fogo de artíficio o faz acordar e isso é bem pior para voltar a adormeçer.

 

 

E cá está como ajustamos as nossas tradições para conseguir manter o espírito das festas e (sobre) viver com alegria a este período!

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.