A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2009

dia de 2008 merece um relato especial! Em jeito de graça, posso até dizer que este dia 31 de Dezembro, resume todo o ano que passou, pelo que quem cá vier pela primeira vez, pode começar pelo último e logo nos fica a conhecer...

 

 

  • 7 da matina, os dois miúdos fazem algazarra para ver quem chega mais rápido á sala, tropeçam, gritam, chora o Quico, berra o Rafa - eu que até acordei bem disposta, caio na dura realidade, lol! O dia começou, e vai ser longo - Socorro!
  • dez para as oito, saio de casa para passar no cabeleireiro que isto de ter o marido cá em casa sempre dá jeito para estas coisas...assim posso contar com mais 20 a 30 minutos de descanso...
  • tomo o pequeno almoço e corro a fazer as compras que fui adiando para último...imensas, lol! Acabo por esquecer aquele leite do Quico, aquele iogurte do Rafa, o paté para o Pai, blá, blá, por isso chego a casa carregada e o Quico canta «oia o Pai Natal, de babas banquinhas, saco, jeio pendinhas...»
  • desde alguns dias que não se almoça cá em casa (já tamos acostumados, lol!) o que fazemos é uma espécie de almoço volante (em corrida, mesmo, por causa do mais pequeno...) com manobras que implicam manter em equilibrio um prato, tentar meter á força alguma comida pela boca abaixo do Quico, impedir que o Rafa se engasgue de tanto rir das diabruras do irmão, impedir que o chão se tranforme em percurso intransitável, impedir que quebrem a mesa, as cadeiras, manter as gavetas dos armários no sítio, tentar chegar ao fim com louça suficiente para a próxima!
  • como queremos sentar um pouco, resolvemos tomar café fora de casa, o que nos leva a mais uma complicada manobra de entrar no café, sentar na mesa (querem sempre mesas diferentes) aguentar os infindáveis pedidos de pingos (garotos), pães com manteiga, chicletes, rebuçados, batatas fritas e manter sempre um controlado NÃO!
  • como o Pai sai de viajem na quinta á noite, temos de fazer preparativos extra (roupas,etc) por isso lá vamos para casa, contando mais uns quantos empurrões, picardias, birras e afins, entre dois endiabrados pestinhas...
  • impacientes pela chegada dos avós que vêm passar o fim de ano cá em casa, os dois querem ajudar nas tarefas - partir nozes, separar as taças, copos e talheres - fixe, o Quico tem mais uma grande diversão a fazer de pirata, correndo atrás do irmão com as facas, colheres e tudo o que apanha pelo caminho...o Rafa resolve apostar na vassoura e nos tapetes que encontrou na despensa...
  • tentamos pôr a mesa com alguma decência mas foi impossível, lol! Acabamos por ter de juntar as entradas com o prato principal (o Rafa não consegue esperar e mistura tudo o que há, incluido os doces que servem de aperitivo...) O Quico lá se escapa novamente á refeição e circula por baixo da mesa, espetando os pés dos outros com um rolo de papel vegetal...
  • 9 da noite - o Rafa acha que ainda falta muito para a hora da festa e quer antecipar a coisa...o Quico acha que se trata de festejar o aniversário de alguém porque vê bolos e copos especiais e acabamos todos a cantar o parabéns a voçê! (4 vezes!)
  • tentamos manter a família junta mas uma divisão não é suficiente para tanta emoção, lol! O Rafa tem uma crise de nervos porque nunca mais é meia noite (sem medicação a esta hora, começa a notar-se cada vez mais a sua agitação) e proibe toda a gente de assistir televisão, com excepção para o canal Panda...como ninguém quer ver o tal canal, tentamos um jogo com o qual ele não concorda e a coisa entra na fase do descontrole...vamos por fases, tentar perceber o que se passa - nervos por causa da espera prolongada, ok - o que fazer? ocupá-lo para que não dê pelo tempo...lá vamos nós - escolher os copos, as bebidas para o brinde, separar 12 passas para cada um (lol), o tempo vai passando - arranjar bancos /cadeiras para todos, mais uns minutos, explicar a contagem ao Quico (tês e quato..zeio) e pum! rebenta o champanhe, pedem-se os desejos, engolem-se as passas, beijos, risos, sobe e desce das cadeiras
  • uma da manhã, não há quem os ature, ficaram excitados, nervosos, agitados e não sossegam, barulho muito, brinquedos espalhados, camas desarranjadas...
  • três da manhã, conseguimos deitar o Quico e depois de fazer chá para o Rafa, de o termos deixado na nossa cama, de o ouvirmos chorar algum tempo, acabamos por acalmar e tentar dormir
  • BOM ANO FILHOTES!!!

 

Adenda: 1º dia do Ano 2009

  • 7 da matina, os dois miúdos fazem algazarra...

 

tags: , ,
postado energia-a-mais às 20:58

De Filipa a 2 de Janeiro de 2009 às 00:24
Desejo que tenhas um Ano de 2009 recheado de coisinhas boas, mas especialmente de saúde, pois o restante acaba por surgir naturalmente.

Desejo ainda, que consigas manter sempre o teu positivismo, e a força e coragem como encaras a hiperactividade, pois consegues tornar os seus efeitos dificieis em algo perfeitamente suportável e até animado. Gabo essa tua capacidade!!

Quanto ao teu post, é mais um que me transporta para um cantinho da janela da tua casa, pois fico com a noção, tal é a forma como nos transcreves os acontecimentos, que estive a assitir a toda a cena.

O convívio com as tuas perolas é de facto animado, divertido e hilariante. Imagino como terá sido a alegria de cantarem os parabéns como forma de "matar" o tempo e manter o Rafa "ocupado".

Ao ler o post, estive sempre espectante, pois já estava a imaginar que a qualquer momento nos irias dizer que engoliram as passas e bateram as tampas das panelas pelas 23:00.

Ai Amiga, tu desculpa, mas para quem está de fora, só é possivel sorrir! Muita paciencia (às paletes) é concerteza algo, que todos quantos lêem o teu Blog, deveriam desejar para ti!!

Beijinhos, e mais uma vez Obrigado por todas as tuas palavras, e pelo teu doce sms!Gostei muito!

De energia-a-mais a 2 de Janeiro de 2009 às 15:41
Lol! sei que não é muito calmo cá por casa mas acho que não conseguiria viver noutro ambiente! Por vezes acho que se a medicação funcionasse a 100% e o Rafa anadasse sempre mais controlado (digamos que se o comportamento dele fosse o de um menino típico com 8 anitos) eu não saberia lidar com ele...estranho, não?!
Bom mas claro que há momentos em que nos «passamos» e que vemos o problema que sempre iremos enfrentar no resto da vida dele!
Que tenhas também tu, muita saúde e muita força em 2009

De Lena a 2 de Janeiro de 2009 às 01:57
Ha ha ha, só você mesmo para levar a vida assim com tanto bom humor e paciência, você me inspira poi,s tenho uma menina também muuuuiiito sapeca. Um ótimo ano para você e sua família, muita saúde, paz e alegrias em sua vida, beijos.

De energia-a-mais a 2 de Janeiro de 2009 às 15:44
Querida Lena, tentei entrar no seu cantinho no último dia do ano para desejar um bom 2009 mas a net não deixou, lol!
Espero que tenha entrado com o pé direito e que este ano os seus desejos se cumpram!
Um beijinho para a família e que a menina «sapeca» tenha sempre muita saúde para aprontar á maneira, lol!

De era1xeu a 2 de Janeiro de 2009 às 15:56
Realmente acabar o ano e começa-lo de novo com tanta energia é dose, sem duvida. Mas o amor pelos nossos filhotes faz-nos ir buscar energias a sitios que nem imaginamos por isso espero que o vosso ano de 2009 seja um ano com alguma calma, aquela que seja possivel e muito amor à mistura

Uma beijoca super-grande

Maria Pereira

De energia-a-mais a 3 de Janeiro de 2009 às 15:14
OLá amiga! Que tenhas tu também uma boa dose de energia em 2009 para continuares a viver as aventuras do teu príncipe!
Beijinhos

De Pacotinhos de pipocas a 2 de Janeiro de 2009 às 21:23
Teresa:

o teu post realmente sintetisa e ilustra mt bem a vossa realidade.

Mais uma ano pela frente! Esperemos que seja positivo como até aqui, pois tu tens garra suficiente para não desistir nem baixar os braços !

Deixo um beijinho grande p ti e para os teus meninos!

Força! Vamos ter um bom ano!


Sandra

De energia-a-mais a 3 de Janeiro de 2009 às 15:16
Obrigada amiga! Eu também acredito que vamos ter um bom ano! 2009 será um ano com novas etapas e novos desafios, cumpre-nos ter sempre o optimismo e a coragem necessários para os enfrentar!
Beijocas super animadas

De Coisinhas da Mamã Lili a 3 de Janeiro de 2009 às 11:25
Voces devem ter tido a passagem de ano amis agitada das redondezas, e gabo a tua capacidade de contornar e tentar controlar os diabinhos da melhor forma que sabes e consegues, quem esta de fora so consegui sorrir ao ler os teus posts,mas conseguimos sem duvida nenhuma perceber ate que ponto tens o discernimento necessario que muita gente nao teria se tivesse que viver esta problematica da hiperactividade.
Desejo-vos um ano em grande e ja sabes que vai ser com grandes dizbruras a mistura,por isso força, e continua com essa coragem e com esse sorriso que nos demonstras ter mesmo sem nunca o termos visto

Beijinhos e tudo de bom

De energia-a-mais a 3 de Janeiro de 2009 às 15:21
Sim, foi animada e algo barulhenta, lol! O resultado não foi mau de todo e acabamos por entender mais uma vez que as características particulares da nossa família, são um desafio para o novo ano! Espero que tenha pedalada para 2009!
Bom fim de semana

De cilinha a 3 de Janeiro de 2009 às 22:52
óla TERESA :

Acho que ja te disse mas quando estou a ler os teus posts parece que estou a viver isso tudo ,tal é a maneira com que tu relatas essas pripecias dos teus filhos ,e mais uma vez te digo Deus te conserve essa força ,porque bem necessitas dela.... e eles com esse problema sao os teus filhos ... e eu acho que a tua casa deve de estar sempre em festa .....
um bom ano para ti e um bom fim de semana.

bjs


De energia-a-mais a 4 de Janeiro de 2009 às 01:26
Olá Cilinha, obrigada pela sua visitinha, realmente há muita animação cá em casa!
Um beijinho e bom domingo

De energia-a-mais a 4 de Janeiro de 2009 às 01:27
Olá Cilinha! Obrigada pela visitinha, realmente há muita animação cá em casa!
Um beijinho e bom domingo


mais sobre mim
que querem saber?
 
Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
17

18
19
22
24

26
30
31


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro