Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

29.Mai.08

A Linguagem dos PIII(...)

Uma das minhas grandes dificuldades em relação ao Rafael. É completamente «desbocado». Usa e abusa da linguagem dos piii... aquela que leva a bolinha vermelha!!

Não consigo perceber se ele tem mesmo noção do que diz - ás vezes parece saber com que intenção usa determinada palavra mas outras vezes acho que nem repara no que diz. Usa muitas vezes palavras desadequadas ao contexto, fala com agressividade em momentos de crise e nos momentos de diversão não controla o que diz.

Pensei em nunca sair de casa sem ser munida dum rolo de adesivo, daquele largo, para colocar-lho sobre a boca em certas ocasiões: quando vamos a um local público fechado (como pastelarias, cafés e afins), quando subimos no elevador com vizinhos mais sisudos ou em ocasiões formais (consultórios, cerimónias, etc). Desde o calão mais puro, ao palavrão mais grosseiro o Rafael parece conhecer vários significados. Se é certo que as crianças são uma esponjinha, então o meu filhote deve ter um sistema de absorção gigante!

Como não é em casa que consegue recolher amostras para o seu reportório, imagino que terá sempre os ouvidos em alerta na escola, na rua ou mesmo na TV.

Quanto a mim uso várias técnicas para combater esse hábito (não sei se alguma surte efeito, são técnicas sem qualquer caracter científico) posso por exemplo, usar blush para disfarçar o corar em público, continuar a falar com ele como se fosse muito natural o que está a dizer, sem me desmanchar, gritar para que se cale e se isso não acontecer aplicar a técnica da estaladona (aqui tenho de me preparar para a resposta) ou até perguntar-lhe o significado da palavra que usou e fazê-lo de modo a que ele tenha de explicar até entender que não a percebe.

Para que o Francisco não começe a achar que pode usá-las também, uso a técnica dos piiii.

6 comentários

Comentar post