Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

15.Fev.08

Geração Ritalina (ou porque é que a Hiperactividade não existe)

A Geração Ritalina é constituída por indivíduos de ambos os sexos, com idade actual entre os 7 e os 14 anos.

A principal característica desta geração é andarem sempre ligados à corrente, pelo que podemos vê-los em constante movimento, saltando, trepando móveis, derrubando obst à culos (inclui pessoas), etc. Muitos deles também parecem estar sempre «ausentes», não escutando as ordens que lhes são dadas, não atentando em pormenores importantes, ou mesmo ignorando por completo o mundo à sua volta.

Os pais (e principalmente as mães) destes seres também apresentam características físicas que os distingue, nomeadamente, olheiras profundas, cabelos desalinhados, unhas roídas ou «descascadas» e uma irritabilidade constante. Parecem também conseguir a habilidade de «corarem» com muita facilidade, especialmente em público .

Quando nasce alguém desta geração, é fácil identificá-la  : são os que choram mais alto (e com som mais estridente) ainda na maternidade; não respeitam os horários das mamadas e provocam um aumento do normal cansaço entre o pessoal técnico e auxiliar do hospital.

Ao chegarem a casa, absorvem por completo os recursos disponíveis, manipulando desde logo todos os esforços, obrigando a turnos suplementares de familiares e mesmo vizinhos prestàveis, para a execução das tarefas básicas -  trocar fraldas, dar banhos, alimentar e pôr a dormir.  

Á medida que vão crescendo, outras características sobressaem: nunca estão cansados, pois vêm dotados de um sistema biológico de recarga energética; emitem sons cada vez mais agudos e á s vezes desarticulados (os chamados berros) com que conseguem captar as atenções de todos (conhecidos ou não). Não compreendem o sentido da palavra «espera» e para eles não existem noções espaciais e temporais, excepto o «aqui» e «agora».

Quando chegam á idade escolar já estão bem preparados para integrarem a Geração Ritalina .

Tal como os pais, os professores destes espécimes dão sinais de cansaço por proximidade e emitem alertas que vão parar aos ouvidos de especialistas, cuja função é proteger a sociedade e catalogar os novos seres. Para isso foi encontrada uma solução que passa pela toma de uma substância chamada Ritalina .

Assim a Geração Ritalina passa a estar sob controle e é também por isso que a Hiperactiviade não existe.