Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

18.Jun.08

Tachos & Panelas

Eu gosto de cozinhar. A sério! Foi uma das coisas que herdei como terapia para curar uma anorexia (isso é oura história, qualquer dia conto...). Outra coisa que me ficou desse período foram alguns hábitos que eu entendo como saudáveis (desde que não descambem outra vez para o fanatismo, pois como os que passaram por isso, sabem, um ex-anorectico é como um ex-viciado, se facilitar cai no vício outra vez). Mas por que é que começo este post desta forma? Porque alguns desses hábitos estão a dar-me muito jeito agora que tenho crianças em casa e pelo menos no caso do mais velho, necessito de controlar o que come (tal como em todas as outras coisas o Rafa é descontrolado na comida - pode comer tâo rápido e tanta quantidade que por vezes acha que não jantou e quer voltar a comer!)

Assim eu gosto de controlar as calorias do que come, o modo como cozinho, não misturo certos alimentos, não comemos carne vermelha, uso muito a soja e derivados, banimos ao máximo gorduras, sal e fritos e comemos peixinho e frutas. Claro que tenho de puxar pela imaginação para dar isto aos miúdos e eles acharem fixe!

Aqui deixo então um dos pratos que os miúdos adoram e de vez em quando vou dando outros (era giro se alguém que lesse isto pudesse trocar umas receititas lol!!

 

Este é para que comam atum (peixe muito bom) e também porque ás vezes não apetece comida de faca e garfo (principalmente á noite ou fins-de-semana):

 

Tarte de Atum Saudável

 

3 latas de atum ao natural (apenas com água)

1 cenoura grande ou 2 pequenas

1 pacote de natas vegetais (soja)

4 ovos

1 embalagem de massa quebrada (é muito menos calórica que a massa folhada)

 

Abre-se a embalagem de massa e espera-se uns minutos, depois forra-se uma tarteira, picando a massa com um garfo (a massa já traz o papel vegetal e não precisamos colocar manteiga). Escorre-se as latas do atum e ripa-se a cenoura como para as saladas. Batem-se os ovos (eu costumo pôr um pouco de noz-moscada e uma pitada de sal) e junta-se a nata vegetal.

Coloca-se o atum e a cenoura dentro da tarteira,  vira-se por cima a mistura de ovos e natas. Vai ao forno cerca de trinta minutos a 180º

Bom apetite!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.