A Hiperactividade vista à lupa

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

 

haveria muito para dizer! e logo hoje que se celebra o dia Mundial da Alimentação...

 

 

cestinho com legumes que o Quico levou para fazerem uma bela sopa no infantário (que depois tiveram que comer looool)

 

Felizmente muitos pais já estão suficientemente alertados para que os bons hábitos alimentares devem começar cedo e que deles vai depender em grande parte a adopção de um estilo de vida saudável no futuro!

 

Ora cá está a razão deste post....como se consegue implementar «bons hábitos alimentares» com hiperactivos em casa?

 

tarefa difícil? Muito!

mas impossível? não...tem é de se ter muita persistência!

 

Primeiro - vamos ao básico

 

Mantê-los quietos o tempo suficiente para ingerirem os alimentos - até aos 4 anos o Rafa nem sequer se sentava, entre os 5 e os 6 quando deveria fazer o almoço e lanche no infantário fujia....e depois de iniciar a medicação nem come... a não ser com a tal persistência!

 

Dicas - não desespere, não tente sentá-los à força nem parta para a «violência» - nada disso iria resultar e rapidamente a casa estaria transformada em campo de batalha numa hora que se quer calma!

  • mantenha regras simples e progressivas que todos possam cumprir - no início permita que se levante algumas vezes com a condição de que faça toda a refeição, mais tarde vá diminuindo a frequência com que pode sair da mesa
  • insista para que comam de talher completo e recompense (basta às vezes uma palavra de elogio) sempre que o conseguem fazer
  • tenha na mesa pratos e copos de cores bonitas mas em material inquebrável - eles são muito «desastrados» e já vi muita gente perder a cabeça porque a loiça não aguenta até ao final da refeição
  • as crianças hiperactivas de tipo impulsivo estão sempre a mexer as mãos ou os pés...não queira que estejam tipo estátuas durante a refeição

Agora - estamos na mesa

 

 O que deve comer?

 

A criança com hiperactividade deve ter uma alimentação adequada - nestas crianças é comum existirem determinadas carências nutricionais características quer do transtorno em si, quer da toma de medicação que interfere no sistema nervoso central, suprimindo o apetite

As refeições devem ser simples e evitar o uso de produtos refinados, corantes alimentares ou intensificadores de sabor (evite caldos, açúcares e farinhas demasiado refinadas) - está comprovado científicamente que o uso destas substâncias aumentam os padrões de hiperactividade nas crianças portadoras do transtorno!

 

A evitar

 

  •  chocolate
  • tomate
  • pepino
  • trigo e levedura de pão
  • ovos

a pôr no prato ou em suplementos

 

  • omega 3 (salmão, sardinha...)
  • zinco e magnésio
  • B3 e B6

Além do bom senso claro!

 

Também acho importante envolver as crianças quer na confecção quer na sugestão de pratos para as refeições de casa! elas adoram, andam entretidas e passam a ter uma noção mais correcta dos alimentos!

Sempre com supervisão deixe-os ajudar na cozinha!

 

Este ano na escola do Rafa a iniciativa para dia 16 de outubro tem a ver com a necessidade de se pensar em quem não pode ter uma alimentação correcta por falta de meios

 

Levanta-te e actua contra a pobreza

 

vamos levar para a escola alimentos que vão ser doados a instituições de solidariedade social

 

 

Espero que consigam fazer uma pirâmide equilibrada!

 

 

sinto-me: Alimentadora!
postado energia-a-mais às 08:09

De mother_24 a 16 de Outubro de 2009 às 10:23
Olha que bem, gostei da ideia... nota-se cada vez mais que há miudos que só na escola comem alimentos saudáveis, ou é apenas a unica refeição do dia que comem completa, é dificil para uma familia de baixos rendimentos conseguir ter meios para alimentar como deve ser , por isso acho que esta acção é de aplaudir!

Num programa do cozinheiro jammie oliver, que ele tentou alterar os habitos alimentares em todas as escolas britanicas, lá a unica coisa q os miudos comiam eram fritos (batatas, hamburgueres, pizza... tudo fast food) quando a muito custo conseguiram habituar os miudos a comerem comida saudável notaram um grande diferença de comportamento, eles estavam mais atentos nas aulas, menos excitados e conseguiam assimilar mito melhor os estudos... já viste o que uma pequena alteração de habitos faz ás crianças? é incrivel não é!

bom tudo isto para te dizer que sim a alimentação saudavel faz uma diferença incrivel nos miudos! imagino nos hiperactivos :)

jocas

De energia-a-mais a 16 de Outubro de 2009 às 10:43
é isso - alterar pequenos hábitos pode resultar em grandes diferenças!
olha, desejo-te um bom apetite para o fds!
beijocas boas

De Maria Pereira a 16 de Outubro de 2009 às 11:34
O meu filho ia super entusiasmado pois levou 50 cêntimos para comprar ingredientes para cozinha na escola... Ontem até pediu para dormir cedo, para poder chegar mais depressa a hora de ir para a escola :)

Não é facil para ninguém conseguir uma alimentação saudável para os filhos, tendo em conta a sociedade não nos deixa ter tempo para cozinhar. Por outro lado a fastfood que nos aparece por todos os lados, tb n ajuda nada. Eu tento pelo menos que o meu filho coma sp uma sopa com legumes e uma peça de fruta, acho que já não é mau de todo

Bjs e bom fds

PS - E as aulinhas??? Está tudo bem???

De energia-a-mais a 16 de Outubro de 2009 às 11:51
É mesmo fixe para eles participarem na preparação das comidinhas! Parece-me que o Dinis tem uma alimentação equilibrada pois a sopa e a frutinha são essenciais!
As aulas só começam a sério a 5 de Novembro - horário das 14h às 18h. Até lá tenho algum tempo livre!
beijocas e bom fds

De Leoonor a 16 de Outubro de 2009 às 16:07
Quando criei os meus filhos não se ouvia falar no dia da Alimentação, mas cá em casa sempre fiz cozinha tradicional, sopa, carne, peixe e legumes a acompanhar e fruta, o pior era manter a Ana Leonor sentada na cadeira e comer com talheres, as mãos eram o talher preferido. Hoje com 20 anos come com talher mas enquanto o diabo esfrega um olho e sai logo da mesa á pressa, com paciência tudo se consegue uns dias melhores outros piores, hoje choramos amanha rimos e a vida continua. Bom fim de semana bjs

De energia-a-mais a 16 de Outubro de 2009 às 18:28
lol! temos de acrescentar sempre à ementa uma boa dose de paciência!
beijos grandes


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