A Hiperactividade vista à lupa

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

 

já passaram mais de 8 dias com a nova medicação...só aos 15 vou ligar ao médico, no entanto já notei alterações

 

  • a retirada do risperdal (risperidona) acentua-lhe a agressividade, quando toma fica menos agressivo, quer física, quer verbalmente
  • a toma do rubifen a meio da tarde não parece ter qualquer efeito (aliás já tinha feito rubifen antes mas nunca com a combinação com o concerta)
  • da parte da manhã e fazendo o concerta ao pequeno almoço, fica realmente bem mais calmo e concentrado

dos efeitos que tenho a salientar

  • não tem tido tantas náuseas pela manhã
  • durante a manhã e até depois do almoço fica completamente sem apetite (mesmo em casa e com os pratos favoritos não come)
  • faz noites complicadas, sem dormir mais do que 3 horas seguidas e se acorda vai para a minha cama (tal e qual o que fazia antes da medicação - e diz que tem pesadelos)
  • as manhãs continuam a ser difíceis, pois tenho de lutar constantemente para que leve as suas tarefas pessoais (vestir, lavar-se, calçar...) até ao fim
  • conseguiu recuperar os trabalhos mais atrasados da escola (porque os faz na parte da manhã)

em conclusão - penso que a risperidona lhe faz falta, pois permite controlar a agressividade e a alteração do humor. Acho que o rubifen não lhe traz grande benefício. Vamos ver depois o que decide o médico. Neste momento as minhas maiores preocupações são o comportamento disruptivo acentuado e as dificuldades em dormir.

 

 Glossário

 

  • risperdal (risperidona) - é um medicamento usado no tratamento de psicoses. Pode também ser usado no caso de distúrbios de comportamento, nomeadamente do comportamento disruptivo para controlar a instabilidade e excesso de humor e a agressividade
  • rubifen e concerta - são psicoestimulantes (tal como a ritalina)usados no tratamento da PHDA, cuja substância activa é o metilfenidato. A principal diferença entre eles é a dose da substância e a sua libertação ao longo das horas de toma. O rubifen é doseado para mais tomas diárias e a sua acção é rápida mas mais curta, enquanto que o concerta permite uma toma diária com libertação mais prolongada, normalmente entre 10 a 12h

Atenção: qualquer medicamento só deve ser usado mediante prescrição médica e com total rigor na sua utilização. A venda de psicoestimulantes (estimulantes do sistema nervoso central) é proíbida, a não ser nas condições de receita médica especial.

 

 

sinto-me: atenta!
postado energia-a-mais às 07:48

De mother_24 a 25 de Novembro de 2009 às 09:34
Pois, dormir apenas 3 horas seguidas é que é fatelo... espero que seja só o sistema dele a tentar-se habituar ao remédio, quem sabe!

mas dormir faz tanta falta,

jocas

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 10:02
podes crer! e a luta que tenho para que volte para a cama dele (e fico lá com ele e discutimos e acordamos o Quico e enfim, não é bom para ninguém!)
jocas muitas

De maebabada a 25 de Novembro de 2009 às 11:21
realmente a parte da noite é o pior, e a falta de controlo da agressividade também é chata...:o((

beijcoas

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 11:39
muito...acho que ele fica muito descontrolado sem a risperidona..e passa o tempo a arrotar e assobiar e a gritar de modo estridente (ele fazia muito isso antes de ser medicado)
beijos muitos

De Abigai a 25 de Novembro de 2009 às 11:42
Olá Teresa,
O Gabriel chegou a tomar rubifen durante cerca de 6 meses, após o almoço. Naquela altura só tomava Ritalina 20 de manhã. Não resultou, ficava mais agitado, mais descontrolado, mais nervoso e a dose da manhã tornava-se também insuficiente.
Quando falei com a médica, esta disse-me que em algumas crianças o rubifen tem esse efeito. O Gabriel deixou o rubifen e aumentou a dose de ritalina de manhã. O resultado foi muito melhor. Como só tem aulas de manhã, está atento e calmo, a professora até o considera o mais calmo e sossegado da turma. Claro que a partir das 4 7 5 da tarde, já ninguém o segura e já não consegue fazer trabalhos de casa, mas desde que os faça antes, vai conseguindo.
Infelizmente, a medicação só permite controlar os impulsos e torná-los mais atentos, resolve mais ou menos o défice de atenção mas não dá conhecimentos e como tem também um grande défice de compreensão, não consegue evoluir nem adquirir os conhecimentos necessários.
Bjs, Anabela

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 23:07
Olá Anabela! O Rafa fez rubifen em 3 tomas diárias durante os primeiros seis meses no início, no entanto também não se adaptou. Depois passou a fazer Ritalina e notaram-se logo melhoras. Mas o organismo dele depressa se habitua e a dose tem de ser ajustada, apenas com a risperidona notei diferenças grandes na parte da agressividade.
Quando começou com Concerta 36 e risperidona correu bem, só que depois do verão já não fazia o mesmo efeito...
Vamos ver o que me diz o neuropediatra!
beijocas grandes

De osmeuspestinhas a 25 de Novembro de 2009 às 11:55
isso de noite é que deve ser o pior não dormir nem deixar dormir
bjos

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 21:40
sim e também o não controlar a agressividade, dar patadas no irmão a toda a hora e os gritos e palavrões
beijos grandes

De trocalinhas a 25 de Novembro de 2009 às 14:07
É uma labuta diária Teresa, os seus meninos têm sorte na execelente mãe que é, atenta, paciente e com um coração enorme para os amar beijos muitos e grandes

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 20:45
é verdade Leonor, esta é uma luta dia a dia! mas que compensa como a Leonor bem sabe! no fundo, o amor que temos por eles supera todas as provas!
beijos grandes e um xiiiii para a Ana

De Pacotinhos de pipocas a 25 de Novembro de 2009 às 15:40
Olá amiga,

tomara então que encontrem a dosagem e medicação adequada.
Não deve ser fácil.

Tem maior rendimento escolar de manhã, mas tb está a descansar tão pouco ...

Beijoca grande

Sandra




De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 20:50
pois é, encontrar esse equilíbrio, essa dosagem certa é que por vezes não é fácil! Mas eu confio no médico, sempre confiei e obtivemos resultados positivos, por isso quando lhe ligar, sei que ele me dirá o que fazer, realmente as noites estão a ser complicadas!
beijocas grandes amiga!

De me a 25 de Novembro de 2009 às 16:08
Fogo!


Se há coisa que eu admiro é a aparente "leveza" que tu dás a estas coisas! Faz ficar pequenina por dar importância a coisas sem jeito nenhum, quando problemas a sério, são estas coisas!

Beijinho

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 21:02
sabes, eu tive de lutar contra uma depressão séria durante o 1º e 2º ano de vida do Rafa e isso acabou por mudar a minha maneira de ser e de ver as coisas - acredita que não sou nada do que era antes! agora que dou mais valor aos pequenos momentos de felicidade, isso dou - aproveito ao máximo
beijocas grandes

De mil sorrisos a 25 de Novembro de 2009 às 16:17
Concordo com a mamie... Leio-te e penso na paz que por aqui reina e no quanto algumas pequeninas coisas a que dou importância não valem rigorosamente nada... Como tudo é tão relativo...
Beijos e mil Sorrisos
:O)))

De energia-a-mais a 25 de Novembro de 2009 às 21:05
pegando no comentário da mamie...mudei muito para conseguir aceitar de forma optimista um comportamento como o do Rafa. E concordo contigo a 100% - tudo é relativo e ajuda saber que ao pé de outras, a minha luta até é pequenina!
beijos muitos

De soniaev a 23 de Setembro de 2010 às 20:09
Eu sei que e complicado ter um filho especial porque tambem tenho um.Qual e o preco do concerta?responde para o meu mail soniafg@live.com.pt para falarmos dos nossos pequenos o meu tem 8 e tou a pnderar iniciar o concerta segunda e estou perdida. bjs


mais sobre mim
que querem saber?
 
Novembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
21

22
27
28

30


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro