A Hiperactividade vista à lupa

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009

 

tou a ficar passada (e nem sou de me passar por dá cá aquela palha!) com as maluqueiras do meu piolho....

 

Terei motivos sérios para me preocupar? eis a questão...

 

vejamos - talvez uma opinião de fora seja mais rigorosa do que a minha

 

O Quico vive numa casa agitada, com um irmão hiperactivo, convive diariamente com a terrível impulsividade deste, tem de se defender a cada instante e apesar de mãe e avós estarem o mais presente possível, desenvolve uma personalidade agitada....No entanto é sociável, afável e brincalhão, muuuuuuito traquinas e irrequieto.

 

Sou optimista o suficiente para acreditar que o Quico não terá as mesmas «dificuldades» do Rafa e quero crer que estas características têm mais a ver com factores externos (ambientais) do que genéticos (eu sei que são irmãos mas isso não diz necessariamente que tenham todos os genes iguais...)

Certo é que vivo com atenção as etapas do Quico e já notei diferenças importantes (até já as mencionei por cá)

Mas sim, fico apreensiva quando estes episódios se tornam cada vez mais frequentes:

 

  • vestir, calçar e lavar-se: faz tudo isso sozinho e sem ajuda - isso é bom !

o problema - quando não o consegue fazer por completo a sua frustração dá lugar a uma raiva imensa e quero mesmo dizer imeeeensa! ele berra, ferra-se, bate-nos, grita, esperneia e desfaz o que tinha feito (ex. se vestiu uma camisola e eu lhe toco na manga para a ajeitar, ele despe-a, se tento ajudá-lo a lavar os dentes, ele molha-se todo propositadamente, se mexo na sapatilha ele descalça-a e atira-me com ela). Isso começou por acontecer quando na escola o começaram a incentivar a desenrascar-se sozinho e agora acontece seeeempre...e as manhãs assim - um inferno! porque demoramos uma eternidade para sair de casa e como se não bastasse o Rafa, tenho uma luta intensa com o Quico e uma resistência dele que me deixa esgotada!

 

  • comer - gosta de provar de tudo - isso é bom!

o problema - distrai-se a cada instante, nunca come parado e na escola faz fitas terríveis ou não engole a comida, deixando-a guardada nas bochechas. As refeições são sempre em movimento e apesar de saber comer sozinho, se o deixo, sai da mesa e nunca mais volta, mesmo que ainda só tenha comido uma garfada

 

  • controlo dos esfíncteres - faz xixi e cocó na sanita sem ajuda - isso é bom!

o problema - tem 3 anos, nem sempre se limpa bem e claro, não deixa que ajude, por isso cuecas sujas é normal...além disso o xixi passou a ser uma arma para quando se zanga - já fez isto não uma, não duas e nem três vezes - já dura mesmo há algum tempo e sempre como retaliação por eu o ter repreendido ou dado uma sapatada...e agora também o faz na escola - ele olha para nós, muito quieto (o que é logo de estranhar...) e pimba...anuncia o resultado final - um xixi pelas pernas abaixo e o chão transformado em  campo alagado...

 

  • o dormir - por enquanto parece apreciar a cama dele e posso sair do quarto antes de estar a dormir que não vem atrás de mim - isso é bom!

o problema - passa poucas horas a dormir, adormece cada vez mais tarde e acorda sem qualquer problema antes da sete...apesar de um pouco relutante acabei por concordar em dar novamente o nozinan gotas para ver se dorme pelo menos 8 a 9 horas! isso deixa-me nervosa pois acho-o muito pequenino....por outro lado ou as cinco gotas recomendadas não são suficientes, ou ele tem o «tal» problema de não reagir a calmantes

 

E pronto, vá opinem lá por favor, acham que estou a precisar de «óculos» ou estou a ver bem onde isto vai parar?

 

 

sinto-me: mãe confusa!
postado energia-a-mais às 08:18

De C. a 26 de Novembro de 2009 às 09:06
olá, tudo bem!!! Vou opinar!! AHAHAHAHAH.
Do vestir: a minha E. que é calmíssima teve uma fase que não admitia ajuda e passou-lhe. Ela recusava ajuda e chorava se a déssemos.
Do comer: Não te posso ajudar
Da sanita : O meu J. também vai sozinho e limpar-se está quieto, ou chama-me quando se trata do cocó ou pisga-se quando é só xixi. Tenho de andar SEMPRE de olho nele quando vai ao WC para " controlar a cena". Acredito que isso passe.
Quanto ao usar o xixi como arma de retaliação tenho uma grande amiga cujo filho fez isso aos 4 anos! O certo é que ainda durou uns mesitos, ela andava sempre com uma muda de roupa no carro e tudo pois se ele queria um brinquedo na loja e não lho dessem...Pimba! Xixi pelas pernas abaixo. Ela passou a ignorá-lo e foi passando ( acho que chegou a andar com o miúdo mijado para ele aprender a lição ).
Do dormir: Pois... não sei, os meus é um castigo para os levantar de manhã, deitam-se às 21:30 e têm de se levantar às 7:00.
No geral, acredito que sendo o rafa um exemplo para ele é provável que tenha muitas reacções idênticas. Ao fim ao cabo é o mano mais velho!
Espero que tudo corra bem, Beijocas grandes!!!! ;)

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 10:10
Olá linda! é assim - as fases costumam passar - por isso são fases...e talvez por isso e por ainda ser cedo para tirar conclusões, vou aguentado...Mas a minha preocupação é que com o Rafa, eu esperei, esperei...e a fase nuuuuunca mais acabou!
Acho que só o tempo trará respostas!
beijocas

De C. a 26 de Novembro de 2009 às 14:09
Pois...acredito que agora estejas com algum receio que essa fase nunca passe e se chegue à conclusão que não tens 1 mas 2 crianças hiperactivas. Mas vamos ser positivas, as fases nunca duram muito tempo...
Tudo a correr bem, C.

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 21:59
brigada!

De Cindy a 26 de Novembro de 2009 às 09:37
Olá.
Vejo pelo que tenho em casa, que não é fácil e não pára um segundo, que tens realmente um problema, porque o teu tem o dobro ou o triplo da energia!
Acredito que o problema seja mesmo a convivência com o irmão, à qual ele ganha muito stress! Eu vejo pelo meu, quando tem uma reacção idêntica, vejo que está sem paciência e uma pilha de nervos!
Paciência, muita paciência e muita atenção, é o que é preciso!
Beijocas e boa sorte!

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 10:15
pois é amiga! uma criança com tendência a ser nervoso, devia ter um ambiente bem calmo...coisa que por cá, não se consegue!
beijinhos

De maebabada a 26 de Novembro de 2009 às 09:55
é dificil...eu não tenho experiencia com hiperactividade..mas o que te posso dizer é baseado na minha propria experiencia, o G. por norma é sossegado e facil de levar, mas se vamos a qualquer sitio e ele convive algum tempo com uma criança mais agitada ou irrequieta ele próprio fica mais agitado, se a outra criança for mais velha, a tendencia é de tentar imita-la....por isso, vivendo e convivendo diariamente com um irmão mais velho (o idolo aos seus olhos) penso que é natural que o quico acabe por desenvolver habitos semelhantes embora possa ser so por essas razões..

beijocas

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 10:19
pois...a principal diferença com os miúdos hiperactivos é que os comportamentos atípicos, tornam-se os comportamentos típicos...a agitação, a instabilidade, a impulsividade e a falta de concentração passam a estar presentes em todos os actos...
disso é que tenho receio - que isto se torne o comportamento padrão dele...Se for apenas por imitação acho que acaba por passar
Beijos grandes

De a 26 de Novembro de 2009 às 10:04
Olá. Penso que terás motivos para estares "ansiosa" em relação ao comportamento do Quico. No entanto penso que apenas se trata de uma criança enérgica e que aliado a toda essa energia tem como exemplo o Rafa, o irmão mais velho que é hiperactivo. É natural que tente "copiar" alguns comportamentos, mas penso também que à medida que for crescendo irá desenvolver a sua própria individualidade.
Beijinhos querida, e tudo de bom

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 10:21
Sim eu sei que tenho de aguardar que se desenvolva e que começe a ter mais maturidade para perceber se adopta outros comportamentos!
Vou tentar não ficar demasiado ansiosa! :D
beijos muitos

De trocalinhas a 26 de Novembro de 2009 às 14:22
Sente-se mãe confusa e com razão Teresa é complicado mas penso que o Quiquinho está a querer tornar-se num menino gande " ao querer fazer tudo sozinho o que é bom, o difícil é dizer-lhe que sim pode fazer tudo sozinho mas ás vezes precisa de uma ajudinha da mãe, quanto ao dormir ele precisa mesmo de dormir 8 a 9 horas, não sei se dormem no mesmo quarto mas se sim penso que se tivessem quartos separados seria uma solução, cada um ter o seu espaço, os meus filhos dormiam no mesmo quarto (só tinha 3 assoalhadas) conclusão a Ana não deixava o irmão sossegar, comecei por separar o quarto com os roupeiros mas não deu até que me desfiz da sala e aí sim as coisas melhoraram imenso, bjos

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 22:14
Olá Leonor! bem eles por enquanto dormem no mesmo quarto mas adormece em separado. Como estão sempre a pegar-se eu separo-os mesmo por volta das 10h. O Rafa a essa hora costuma ficar na sala a jogar ou nos últimos pinos :D e então levo o Quico para o quarto e dou-lhe o leite e agora as gotinhas...depois dou os cereais ao Rafa e troco-lhe a roupa.Equanto o Quico fica na cama dele o Rafa está na minha e só vai para o quarto quando já está muuuito mais sossegado...no entanto o Quico dorme pouco desde bebé. A partir dos seis meses deixou de fazer soninhos descansados e agora como dorme a sesta no infantário ainda menos dorme à noite (mesmo que no infantário só durma 45 minutos...)
Talvez os separe daqui a um tempo mas agora acho que o Rafa fica mais seguro por dormir com o irmão!
Beijocas grandes

De alexandra a 26 de Novembro de 2009 às 19:22
Olá,

Olha na minha modesta opiniao ele é assim devido ao irmao, acho que todas as criancas gostam de imitar os irmaos e acabam mesmo por ficar com o mesmo genero de comportamentos. Dou te u ex. de uma rapariga que tem uma menina com 9 e um miudo com 4, o puto é tal e qual o feitio da irma, muito calmo alinha em todas as brincadeiras de "meninas" e tudo mais.
Eu mesma quando éra pequena tinha um irmao que éra um terror(nao esto a brincar éra mesmo um terror)éra a coisa mais peste e má(mesmo) que alguma pessoa podia imaginar(hoje nao tem nada a ver de quando era pequeno), eu tentava imita lo em tudo, mascalro que ficava sempre para tras nao conseguia acompanhar a pedalada.
Só para veres em como ele éra um terror, a minha mae tinha pintainhos no quintal e ele chegava la fora e apertava o pescoso a todos, e tinha tantos ciumes de mim que uma vez atirou com um martelo á cabeca do meu pai(que era para acertar em mim,mas eu escondi me atras da porta) que coitado ava a dormir e nem viu de onde veio, entre estas existem muitas outras.lol
bijinhos ara voces e fiquem bem.

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 22:27
Olá Alexandra! sim eu também acho que o Quico pode estar a imitar o mano mais velho e que o comportamento de um infuencia o do outro...mas nem sempre é assim. Olha eu e o meu irmão não podiamos ser mais diferentes, ele era tal como o teu irmão um «terror» sempre agitado e a comandar as asneiras e eu era bem calma e pacífica lol!
No entanto aprendi com o Rafa que esses comportamentos «difíceis» existem por alguma razão e por isso, apesar do Quico poder vir a mudar muito eu vou ficar na expectativa!
Um beijinho

De cilinha a 26 de Novembro de 2009 às 19:22
olá Teresa ....
a experiencia que tenho ja foi ha muitos anos .... mas era diferente porque felizmente ,os meus nao eram hiperactivos,mas não paravam o dia todo...
mas o meu mais novo é diferença de 6 anos do mais velho, entao ele tinha de fazer tudo o que o irmao fazia ,imitava em tudo o irmao .... por isso tambem penso que deve de ser isso e tambem uma fase que ele esta a passar..vais ter de esperar para ver.... nao tens outro remedio.

beijinho

De energia-a-mais a 26 de Novembro de 2009 às 22:29
é isso amiga Cilinha! vou ter de esperar e continuar a acompanhar o Quico para que ele saiba como é único!
Beijocas enormes


mais sobre mim
que querem saber?
 
Novembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
21

22
27
28

30


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links
Passam por cá - desde 18/11/09
Passam por cá - desde 18/11/09

blogs SAPO


Universidade de Aveiro