A Hiperactividade vista à lupa

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

 

esta que está a terminar...

 

todos os dias tivemos crises mais ou menos intensas do Rafa! como se nao bastasse o Quico estar na fase da «greve de fome» o meu enérgico filhote mais velho tem andado em fase de «ansiedade aguda»!

 

Já esperava esta reacção - aliás todos os periodos de festas e fora da rotina são por norma, complicados....

Mas a época de Natal é sempre uma das mais difíceis...

 

Sei que não consegue controlar a impulsividade e quando o efeito da medicação se vai - ao final do dia, ou seja na pior das alturas! - temos de aguentar os seus momentos frenéticos

 

Ultimamente as implicâncias são por qualquer coisa e o transtorno é sempre inevitável! O Quico também sofre e acho que cada vez mais se apercebe das histerias do irmão, tentando manter-se ao longe!

 

Na segunda feira foi porque queria ir ao Mac.., na terça porque se lembrou de procurar prendas, na quarta foi porque achou que o Natal está a demorar a chegar, na quinta porque queria convidar um amigo para dormir cá em casa...

nem folga tive no meu aniversário portanto....

O mais complicado é que o neuropediatra nos fez um esquema de medicação apenas com o concerta e o rubifen, sem incluir a risperidona de manhã (quando liguei após os primeiros 15 dias, ele disse-me para lhe dar apenas em SOS)

Sem essa substância de manhã o Rafa continua a ser muito agressivo...quando faz uma crise, fica demasiado agitado e não tem qualquer controlo sobre a sua força...bate-nos e parte tudo o que tem pela frente! se tento pará-lo pela força nunca consigo ficar no controlo da situação...a minha única arma é a firmeza com que falo com ele e a passividade se me acerta (mesmo que tenha de fazer um grande esforço para não dar resposta violenta). Apenas mantendo contacto visual com ele o consigo dominar - sem reagir com violência e mantendo um tom de voz propositadamente baixo...

Se me descontrolo acontecem cenas como esta - ele bate, eu bato, ele usa mais força e golpes baixos, eu grito e uso a minha autoridade com mais violência, ele descontrola-se e não pára...andamos literalmente à luta, coisa que considero abominável - sei perfeitamente que tenho de ser eu, adulta e mãe a manter a ordem - não me parece que haja qualquer ordem numa luta corpo a corpo...e não falo de uma luta qualquer, sem importância - esta é uma luta que deixa mossas - eu ando cheia de nódoas negras, arranhões e até mordidelas...ele fica com marcas minhas...

 

para mim o pior é quando o Quico assiste a isto e tenta vir em meu auxilio - sei que isso lhe faz muito mal! a vários níveis e sobretudo a nível do seu equilibrio psíquico! quando os meus pais não estão e tenho de lidar com os dois ao mesmo tempo, torna-se ainda mais complicado...

 

Esta foi uma dessas semana em que chegamos a «vias de facto». Tive momentos péssimos porque o cansaço aperta e sinto-me ainda meio abalada...

O pai vem agora na próxima semana para passar esta quadra e o Rafa entra de férias. Espero que se entendam o suficiente para me dar algum descanso!

 

Adenda: o melhor do mundo são as amizades (quer se conheça pessoalmente ou apenas pela net) A todos os amigos/as que por aqui passaram e me deixaram um beijo e votos de parabéns - OBRIGADA! Esta partilha ganha mais sentido quando sabemos que existem outros desse lado!

 

 

sinto-me: a desabafar!
postado energia-a-mais às 07:54

De a 18 de Dezembro de 2009 às 10:16
Minha querida, nem sei o que te dizer...
Apenas que és humana e como tal terás dias menos bons. Todos temos. No teu caso, acho que és super-humana porque com todas as condicionantes apenas "tens dias". Desejo-te toda a força do mundo.
Um beijinho muito muito grande.

De energia-a-mais a 18 de Dezembro de 2009 às 14:35
Obrigada querida!claro todos temos dias menos bons! vamos lá preparar o fds lol!
beijos muitos

De osmeuspestinhas a 18 de Dezembro de 2009 às 11:29
linda muita energia tens tu !e és uma super-mulher/mãe para aguentares um "barco"desses e levá-lo a bom porto.Digo -te sinceramente eu com muito menos aconteçimentos/vivências suporto muito menos as coisas e fico logo lá em baixo até já o meu mais velho diz:"ó mãe não grites tanto andas sempre a gritar"[(BLUSH) e eu até gozo ando a treinar para comprar uma banca de peixe kakakakaa
bjos fica bem desejo-te um bom fds

De energia-a-mais a 18 de Dezembro de 2009 às 14:39
ai ai! esta energia está um puco em baixo...temos de levar as coisas com calma, de preferência sem gritos!
beijocas e bom fds!

De Abigai a 18 de Dezembro de 2009 às 12:09
Olá Teresa, antes de mais parabéns atrasados, ontem não vi o teu post e não mandei um beijinho grande!
Em relação ao Rafa, acho que a forma como lidas com as crises é a mais correcta. O meu ponto de comparação não é tão forte como o teu, o Gabriel é hiperactivo mas predominantemente défice de atenção, mas também reage com alguma agressividade, nunca tanto como a que tens que conviver. Mas, de facto, se em alguma situação, reagimos com mais agressividade, falamos mais alto ou até com um tom de voz sem paciência, então está mesmo o caldo entornado e ele reage exactamente como nós com mais violência.
Por isso imagino o que passas, embora o meu menino seja mais "calmo" (será que algum deles o é?), também vivo com esta luta, quando até acho que devia castigar mais, que devia ser mais severa, sei que não posso e só com a calma que ele deveria ter é que consigo levar a minha avante.
Sei que é muito difícil e ninguém é de ferro, por vezes salta-me a tampa e o que me apetece é gritar e não raras são as vezes em que tenho que serrar bem os punhos para me controlar e não lhe bater, mas violência gere violência e não podemos de maneira alguma responder assim, só pioramos a situação e não ajudamos em nada os nosso pimpolhos, não é?
Agora, de facto, contigo além de ser pior, tens o Quico, que não tem culpa e está numa idade em que começa a compreender o que se passa, além de provavelmente, tendo os exemplos dos outros meninos da escolinha, começa a perceber que as crises e reacções do irmão, não são propriamente "normais".
Não será também por isso que entrou em "greve de fome"? As vezes as crianças têm reacções estranhas para pedir socorro. Pode ser a forma dele de mostrar que sofre com estas situações. Já pensaste levá-lo a um psicologo?
Desejo-te muita força e coragem. Se conseguissem acertar com a medicação era bom, poderia ser que o Rafa também se controlasse melhor e fosse também ele mais feliz, porque na realidade, quem mais sofre é ele.
Beijinhos,
Anabela

De energia-a-mais a 18 de Dezembro de 2009 às 14:44
Antes de mais obrigada! e como tu estás bem por dentro das situações sei bem o que queres dizer com ninguém é de ferro e a mim também me salta a tampa...mas realmente só com calma é que levamos a nossa adiante!
A tua observação é muito interessante! posso ter de falar com um psicológo por causa do Quico...ele de facto pode estar a ter uma reacção dessas!
Beijos grandes amiga e obrigada por tudo!

De mil sorrisos a 18 de Dezembro de 2009 às 16:27
Já o escrevi muitas vezes e repito - não sei como consegues dar conta de tanta coisa particamente sozinha, ainda que com o auxílio dos teus pais. És valente e grande, muito grande!!! A semana que vem correrá melhor, vais ver!
Beijos e Mil Sorrisos
:o)))

De trocalinhas a 18 de Dezembro de 2009 às 18:18
Quantos conflitos, guerras de deixar marcas quer físicas quer psicológicas tenho tido com a Ana... tal como a Teresa sempre gostei de desabafar, contar os meus medos faz-me bem falar no assunto, não é dizer mal da minha filha é procurar algum conforto e talvez "o meu filho é a mesma coisa" e ficar um pouco mais aliviada, sempre na esperança que com a idade ela ia mudar, por enquanto nada :( é claro que não faz as cenas que fazia mas faz outras coisas ás vezes bem mais graves, desde a semana passada que andamos em conflito é uma atrás de outra bjos e um bom fds , eu esta semana vou estar bem ocupada vem o meu filhote de Angola e os meus pais vêm passar o Natal bjos muito grandes

De cilinha a 18 de Dezembro de 2009 às 23:20
olá Teresa !!!

antes de mais quero dar-te os parabens atrazados ,mas ontem tambem nao andei por aqui ....por isso desculpa , um beijinho muito grande de parabens para ti.

Agora sobre o que relatas hoje ,de verdade que nao sei que te dizer ,simplesmente que es uma GRANDE MULHER e uma GRANDE MÃE...realmente nao sei como consegues isso tudo assim sozinha ,mesmo com a ajuda dos teus pais ,mas acima de tudo são os teus filhos....
eu tambem penso que isso pode estar a fazer mal ao Quico .

amiga que tenhas um fim de semana ao menos mais descansado..

beijinhos muitos e grandes.

De Pacotinhos de pipocas a 20 de Dezembro de 2009 às 09:18
Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
NOSSO ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM ENVIE PARA AMIGOS
QUE VOCÊ CONSIDERA ESPECIAL


Beijinho grande, BOM DOMINGO, mais tranquilo se possível ...


mais sobre mim
que querem saber?
 
Dezembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
19

20
23
25
26

27
28
29
30
31


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links
Passam por cá - desde 18/11/09
Passam por cá - desde 18/11/09

blogs SAPO


Universidade de Aveiro