A Hiperactividade vista à lupa

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2010

 

não de Reis

 

mas de Raiva....

 

alguém me ajude a entender o que se passa na cabeçinha de um menino de três anos e meio para ele agir assim

 

Logo de manhã e tal como no dia anterior foi um martírio arranjar o Quico para o infantário...na segunda feira ainda contei com o elemento surpresa (afinal foram muitos dias em casa e ele não estava a contar com o reinício da escola...) mas no dia a seguir ele já estava prevenido - que é como quem diz, determinado a não se deixar levar!

Sei que para muitas crianças este voltar à rotina pode não ser pacífico mas no caso do Quico é mesmo crónico - ele detesta o infantário, não quer ir e faz de tudo para se manter fora daquele sítio! só ainda não sei o porquê (mas se alguma coisa aprendi com a experiência do Rafa, é que se o comportamento se torna repetitivo e as demonstrações de desagrado tão veementes, tem de haver um motivo!)

 

Demorei 45 minutos para conseguir vestir o meu filhote entre muito põe camisola, arranca camisola, põe meia, tira meia, põe calça, tira calça - mais de 30 para o dominar o suficiente para sair de casa e mais de 20 no carro à porta da instituição...depois lá dentro tive de me socorrer de ajuda extra, pois nem eu nem o avô o conseguimos fazer entrar na salinha dele - foi agarrado quando se escapulia por uma educadora do ano passado que teve com ele uma luta de gladiadores até o conseguir levar novamente para dentro....

 

Fiquei de coração apertado ao ouvir os gritos e isso moeu-me o resto do dia...e quando pensava que o ia ver entrar alegre pela porta adentro no fim da jornada - eis que o meu pai entra com ele aos gritos e murros e esperneando que nem doido, querendo a todo o custo voltar a sair para a rua (pelos vistos apenas para contrariar - o meu pai queria trazê-lo para casa de carro e ele queria vir a pé...)

Depois foi a birra por causa do pc pois queria experimentar um novo cd com joguinhos didáticos que lhe ofereceram no natal mas as colunas (novas) não estavam bem ligadas e não funcionavam....

Depois foi no banho - a minha mãe prontificou-se a ajudar enquanto eu fazia o jantar e nem 5 minutos depois sai da casa de banho encharcada e avisando que o Quico estava a despejar a banheira (literalmente) provocando uma inundação....

Depois foi para sair da banheira (mais de trinta minutos já em água gélida) e seguiu-se uma bela birra por causa do jantar - que ele queria que fosse «nutella com tostinhas»

 

A fechar esta bela noite o Quico resolveu armar uma birra só porque sim! e depois de muito saltar, dar cambalhotas, espernear, gritar, eu - vencida pelo cansaço - pimba! dou-lhe uma bela palmada....entra então em histeria e com a sua arma preferida - as unhas (que nem estão grandes mas cortam como facas!) arranha-me a cara de tal forma que agora estou com um penso enorme, pois o sangue não parava de jorrar, dado que me fez um rasgão na pele (que se bem se lembram é sensível e tem andado a sofrer um tratamento a ver se atenua um problema dermatológico)

 

e não pensem que o outro Rei da casa deu tréguas - o Rafa também teve os seus habituais momentos com birras, brigas, palavrões e histerismo q.b.!

 

Ora com tamanho frenesim, quem se lembraria de festejar a noite dos três Reis Magos vindos do Oriente? bem, euzinha...mesmo com esta xinfrineira ainda tive o lembrete de colocar na mesa as coroas de Rei e contar a história (até porque nas escolas o dia não foi esquecido e o Rafa vai cantar na praça cá do sítio, um costume que envolve as crianças e que os adultos apreciam!) Além de ter optado pelo bolo-Rei de chocolate que fez as delícias dos miúdos e que eu recomendo a quem gosta pouco das frutas cristalizadas mas não dispensa o tradicional bolo da quadra!

Bom dia de Reis a todos!

 

 

 

sinto-me: mãe de reis absolutos
postado energia-a-mais às 07:23

De Cindy a 6 de Janeiro de 2010 às 09:52
Xiça!!! esse cenário vindo do Rafa ainda era de esperar, mas do Quico, torna tudo mais complicado ainda.
Força mulher, força!!
Beijocas grandes

De energia-a-mais a 6 de Janeiro de 2010 às 10:21
Pois...eu vivi estas cenas com o Rafa aos dois anos e pico...mas do Quico estav habituada a conseguir domar os seus impulsos! enfim...tenho de pensar positivo né?
beijocas amiga e como é a primeira beijoca deste ano, aproveito para te desejar um excelente 2010!

De maebabada a 6 de Janeiro de 2010 às 10:22
ja falaste com a educadora, haverá algo ou alguém de quem ele não goste e que o faça reagir assim? eu acho que as crianças acabam por ter sempre um motivo quando rejeitam um determinado local com tanta veemencia, o problema é nos conseguirmos descobrir o que...

beijocas eboa sorte

De energia-a-mais a 6 de Janeiro de 2010 às 11:16
é isso, encontrar o motivo é que custa! porque se ele gostasse do espaço, mesmo com algumas birras iniciais para se manter connosco, acabava por entender que o deixamos lá por algum tempo (para as brincadeiras com outros meninos e para as actividades engraçadas!)Se fosse apenas pela comida acho que faria outras coisas...a educadora diz que ele depois age normalmente...mas eu não acho normal que ele na esola faça xixi no chão da sala! ele faz isso muitas vezes, ou rasteja por baixo das mesas para esconder a comida do lanche...(coisas que eu sei por uma funcionária e não pela educadora)
olha a ver se falo com a psicólago do infantário e marco com ela uma conversa sobre o Quico!
beijocas e grandes

De Tânia Silva a 7 de Janeiro de 2010 às 00:13
Olá... e antes de mais um óptimo 2010!!!

Já vi que mudamos de ano, mas a agitação continua a mesma...Em relação ao Quico, os miúdos têm sempre uma razão qualquer para rejeitarem a escola, mesmo que essa razão seja ridícula qd vista pelos nossos olhos... uma opção para descobrir o k se passa pode ser pedir a outra pessoa (avó ou outra pessoa) que discretamente lhe fale da escola... as vezes resulta e eles lá contam o k se passou ou o k os preocupa...

beijinhus c energia a triplicar pk a agitação está no máximo para esses lados lol

De energia-a-mais a 7 de Janeiro de 2010 às 12:53
Obrigada pelos votos de bom ano, retribuo com todo o carinho! e obrigada pelas dicas - o Quico está a passar momentos difíceis, gostava muito de saber o que se passa na cabeça dele!
beijinhos

De mãe(q.b.) aka mother_24 a 6 de Janeiro de 2010 às 10:40
Livra mulher eu não sei como é que tu aguentas, diz-me, conta-me, o que é que tu andas a tomar? eu juro que ontem tomava a caixinha toda carago!

jocas grandes

De energia-a-mais a 6 de Janeiro de 2010 às 11:22
sabes, estou tentada a tomar uns comprimiditos do Rafa, lol! com uns estimulantes acho que aguento! hoje ando aqui de penso na cara...
jocas gordas

De mil sorrisos a 6 de Janeiro de 2010 às 11:13
... e depois de todas essas crises, ainda te dedicas a festejar o dia dos reis, com bolinho e tudo!!! Teresa, tu não existes! És fantástica!
beijos e mil sorrisos
:o)))

De energia-a-mais a 6 de Janeiro de 2010 às 11:26
bem, sabes que o doce ajuda a saciar o espírito hehehe! ainda por cima os distraíu por uns momentos enquanto faziam mil perguntas sobre os reis e contavam as versões das escolas! e este bolo rei é muuuuuito bom!
beijocas enormes e para a rainha Laura uma beijoca doce!


mais sobre mim
que querem saber?
 
Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
16

18
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


disseram agora
Bem, vou directo ao assunto!!Sexta-feira, recebo u...
Boa tardeAlguem tem um feedback possitivo do curso...
Boa Noite. O Pai da minha filha está no Luxemburgo...
Gostaria de saber se conseguiu resultados com este...
Eu recebi pela primeira vez o abono no final do mê...
Boa tarde ,Inscrevi na semana passada a minha filh...
Obrigada. Espero conseguir. Bjs
Deve receber de facto agora em Janeiro os valores ...
Eu em Julho de facto recebi a 27 no entanto apenas...
Olá Marlene, o abono semestral (se a mãe tiver ren...
links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro