delegar
responsabilidades numa criança hiperactiva é muito importanto
quer para o desenvolvimento da sua autonomia, quer para a valorização da sua auto estima.
No entanto nem sempre é fácil e deve-se ter em conta o tipo de responsabilidade que queremos incutir - não facilitar nem exagerar nas tarefas que delegamos.
por cá, tentei algumas vezes situações que não resultaram, de todo - como dar ao Rafa a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação (pobre animal!) ou responsabilizá-lo por tarefas que implicavam manusear coisas que partem (como pôr a mesa...). mas nunca deixo de lhe colocar certas doses de responsabilidade, nunca muita coisa de cada vez e tentando estimular através de pequenas recompensas - muitas vezes claro, ele não consegue manter por se esquecer da tarefa, sendo que eu sempre lhe explico que se tenho de o lembrar, deixa de ser uma responsabilidade para ele...
Esta semana tinha de separar o lixo para a reciclagem - coisa que adora fazer, gosta de mostrar que coloca nos saquinhos certos. Na quinta feira tinha a responsabilidade de colocar no saco da piscina tudo o que era necessário.
Ora cumpriu!
vamos fazer um programa como recompensa - o primeiro só nós dois!
vamos jantar e depois «pegar» um cineminha, outra responsabilidade para el - ver como resulta (pelo menos tomou a medicação direitinho)
Bom fim de semana!