Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

12.Jan.15

e o que há de novo?

energia-a-mais
neste novo Ano, ainda não relatado em post...   tanta mas tanta coisa que nem cabe em palavras!! estou a falar de tudo o que se passa à nossa volta nos últimos tempos, primeiros, deste 2015 que nasceu atribulado! o mundo parece girar a alta velocidade, o que mais assusta é a fragilidade do Ser Humano, numa inconsciência de valores que coloca em causa o mais básico - a Vida!   Explicar os acontecimentos de atos terroristas aos meus miúdos é uma tarefa de complexidade elevada, (...)
11.Dez.14

olha as férias (outra vez)

energia-a-mais
mas será que podemos ter férias com miúdos com PHDA? nã....só em sonhos!!!   Tenho muito medo do tempo de férias...a sério! nunca nada corre tão mal como quando os miúdos estão em casa, nunca nada é tão difícil de gerir como o tempo de pausa letiva, é só falar em férias que o meu organismo reage logo, qual instinto de sobrevivência, fico logo em estado de «alerta»...para não falar no aumento de trabalho numa casa invariavelmente de pernas para o ar   Muitas (...)
03.Dez.14

os ciúmes

energia-a-mais
entre irmãos são uma norma?   muitas vezes assisto a histórias de irmãos que se adoram, se sentem completos na presença uns dos outros e vivem uma relação de perfeita harmonia...mas quando falo dos ciúmes entre os meus rapazes, sobretudo com pessoas com filhos em idades similares, o que ouço é quase sempre «ó os meus são assim também, os meus sentem uns ciúmes, estão sempre pegados, não se dão bem...»   Será normal haver aquela «pontinha» de ciúme, aquela (...)
04.Nov.14

e que tal perguntar

energia-a-mais
    Estás feliz? em vez da sacramental pergunta «como correu a escola?»   Numa palestra sobre Educação em que também participei, dizia Eduardo Sá «temos a mania de dar demasiada importância à escola na vida da criança, como se após a escola não houvesse mais nada! Basta perceber que a pergunta que fazemos aos nossos filhos, sobrinhos, afilhados, mesmo os que não vemos todos os dias é - então como vai a escola?». Em vez disso afirmou o psicólogo, que tal perguntar (...)
30.Out.14

Protesto

energia-a-mais
contra a falta de sensibilidade de um dos piores ministérios da educação de que tenho memória!   e a minha memória anda boa, felizmente - ainda consegue recuar uns valentes anos...   Não, melhor dizendo, protesto contra a falta de competência de quem insiste em enxovalhar um ministério que devia ser um dos mais exemplares de qualquer país que se diz desenvolvido. Protesto contra os repetidos e inconsequentes pedidos de desculpa proferidos com ar de arrogância (própria de (...)
08.Out.14

os solavancos

energia-a-mais
em estilo montanha russa são um hábito cá em casa   A PHDA dos miúdos manifesta-se em muitas das nossas rotinas e mau seria se ainda não me tivesse habituado ao longo dos 13 anos do Rafa, a estes solavancos... Apesar das diferenças dos meus rapazes, cada um com caraterísticas próprias e a tal mistura genética explosiva, as perturbações que afetam o mais velho são complexas e é com ele que continuo a ter mais dificuldades. A sua instabilidade é grande e tanto estamos a ter (...)
22.Set.14

e eis o post

energia-a-mais
    que fala da adaptação (inicial) do mais novo à nova vida escolar       imagem da net   Como sabem os que por aqui passam, este ano letivo trouxe muitas novidades ao meu caçula! O Quico ficou retido no segundo ano do ensino básico, depois de um período de grande stress e de muita luta por apoios educativos eficazes para minimizar as caraterísticas da sua PHDA.   A minha opção por um estabelecimento de ensino privado não foi tomada de ânimo leve, até porque não (...)
11.Set.14

Dicas para o regresso à escola

energia-a-mais
    em miúdos com PHDA, tranquilidade no regresso às aulas é algo que demora tempo e muita paciência (de pais e educadores)   Se para todos as outras crianças ditas «normais» já é complicado por vezes lidar com este retorno depois de tantas férias, imagine-se o que se passará numa cabecinha sempre a mil! o grau de ansiedade, o aumento das instabiliadde de humor, a dificuldade em regressar às rotinas e tudo o que faz parte desta época!   Para pais como eu, que tenho de (...)
08.Set.14

Do mais novo

energia-a-mais
  Começa hoje uma nova etapa   Nova escola, novos amigos, novo método de ensino! Também para mim como mãe, vai ser uma nova fase. Ter um filho numa escola privada é novidade!   São novas as expectativas, embora moderadas quanto ao otimismo...se bem que entre o que se passou na escola pública até agora, no que diz respeito à inclusão do Quico e da sua PHDA, e o que poderá vir a acontecer numa escola privada, algumas diferenças espero vir a encontrar!   Por cá darei conta (...)