Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

Energia a Mais

A Hiperactividade vista à lupa

03.Fev.16

Está na Hora de ter a tal Conversa....

 

corujinhas.jpg

(imagem tirada da net)

 

isto de ter dois rapazes em casa, para mim que sou Mãe/Pai (apesar das dicas que me dá, o pai não está presente e não tem a mesma chance de participar nestas conversas diretamente com os miúdos) é um mundo de descobertas! e de dúvidas...quando o momento mais oportuno para se abordar certos temas?

Sempre fui muito aberta com eles mas o facto de terem 6 anos de diferença entre ambos e de os dois serem distintos aos extremos (como água e vinho) não me facilita nada a vida! se com o mais velho, um miúdo de 15 anos com barba na cara, as conversas são sempre a «saca-rolhas» por força das suas caraterísticas (portador de transtorno do espectro do autismo de alto funcionamento, com uma hiperatividade muito acentuada e sempre com dificuldades na gestão de emoções, sentimentos e demonstração de afetos) com o mais novo, 9 anos de pura energia, cheio de vida sempre cheio de interesses e língua de «perguntador» (com uma perturbação de hiperatividade e défice de atenção que o faz andar aos saltos) se não falo eu, ele pergunta a alguém e isso pode ser perigoso!! o rapaz é capaz de falar de tudo com todos mesmo com quem não deve....

 

Tenho andado a magicar se deverá ser agora, se é uma boa altura para lhes falar de sexo...pois! temos de abordar isto com eles, as escolas não são o único local para eles sentirem que alguém os informa, nestas coisas os pais devem ser ativos, são os adultos de referência e os exemplos que damos são os mais importantes! mas isto de falar sobre sexo com os rapazes é...difícil! sinceramente será que é por ser Mãe/mulher que acho que tenho de pensar muito antes de abordar isto?? seria mais fácil falar com meninas? hummm nunca saberei...

O mais velho está «nem aí» para o tema da sexualidade, para ele a parte da «reprodução» está muito bem explicada nas matérias de Ciências da Natureza (e de estudo do meio) e nada de mais interessante há que lhe possa dizer - na verdade, ele explica o método reprodutor com a exatidão de um cientista e dá os nomes técnicos às várias fases. Quanto «ao resto» tipo as mulheres «nhacc, um nojo... » E mesmo quando quis falar-lhe de métodos contraceptivos, ele achou logo que não era interessante «achas que preciso que me digas isso mãe?? para já isso não interessa nada e também eu sei ler não te preocupes...» bhaaaa que raio de miúdo pouco recetivo!

 

Mas também não posso ficar muito à vontade com o mais novo - para ele essa matéria é do mais interessante que pode haver! tudo o que lhe passa na cabeça são miúdas, namoradas, as atuais, as ex...a ex que ama de verdade e com a qual pretende casar e ... ter muito filhos (talvez muitos não, uns dois chega, porque senão fico sem tempo para mim e para a minha mulher...) Ui!!! e quer treinar comigo «beijos de namorados» e fazer «sexi...muito sexi...» aiiii maezinha!!!! será isto uma tendência do seu organismo acelerado pela hiperatividade?! 

Alguém com experiência que queira ajudar?? 

E os esforços que faço para ele não ver certos programas na TV? é que mesmo estando aos saltos ou de cabeça para baixo, o rapaz anda sempre de olho nas novelas que ele já descobriu que são «mostradores de coisas de sexi...»  e depois quer que eu faça uma espécie de «tradução» de tudo o que ele não entendeu muito bem ....  quem gosta de quem, como é que fazem para ter ou não ter filhos, como fazem para ter muitos namorados/as ao mesmo tempo....pelo menos entende que pode haver «amor» entre pessoas do mesmo sexo, tal como existe claro, entre pessoas de sexo diferente! que pode ser assim um «amor de namorados» porque isso não se escolhe...